A nova oferta dos Provedores da internet é a demanda do consumidor e a democratização da informação. Com o passar dos anos as pessoas procuram agregar experiências e uma ampla oportunidade de acessos para suprir suas necessidades – e a grande oferta hoje são os serviços digitais – e nas mais diversas áreas: aplicativos financeiros, educação, cultura, entretenimento, saúde, esportes. E a tendência só cresce, haja visto o aumento do número de domicílios brasileiros com acesso à Internet, já presente em 90% dos domicílios do país e, consequentemente, a expansão do mercado de provedores.

Mas o mercado se adequa e hoje provedores de Internet (ISPs) buscam realizar as necessidades e desejos de seus clientes com novos serviços em seus portfólios. Não se fala mais de conectividade, mas sim de Serviços de Valor Adicionado (SVA).

Nesse caldeirão de desejos, experiências e expectativas dos consumidores os aplicativos surgem como destaque. O motivo é simples: à possibilidade de oferecer pacotes integrados que englobam streamings de vídeo, música, audiolivros, academias, música e o que mais possa atender a dinâmica do mercado. Estratégia de investimento bem-sucedida – um marco no mercado de provedores de internet. Uma nova geração de serviços digitais tem impulsionado essas empresas a pensar em novidades e em soluções inovadoras para seus clientes.

Das estratégias comerciais a jurídicas

Hoje é mais do que comum os ISPs incluírem uma variedade de serviços de valor adicionado em seus planos de Internet. E os objetivos são diversos: fidelização de clientes, redução da taxa de cancelamento, otimização tributária, aumento do ticket médio ou mesmo reduzir riscos e contingências.

A redução do churn, por exemplo, o SVA tem sido uma opção para reduzir essa perda de clientes para os concorrentes, ou seja, fidelizar clientes. Empresas que reduzem o churn, garantem um aumento no LTV (life time value), que é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo. Alguns provedores do setor relatam atingir uma fidelização de 30% da sua base em poucos meses após a oferta desses serviços.

Outro fator importante nas estratégias de negócios é que a inclusão de SVA tem sido motivada, em parte, pela alta carga tributária e pela transição de regime fiscal. A sua utilização pode permitir que os provedores busquem alternativas para a tributação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), o que permite aumentar o fluxo de caixa e reduzir contingências contábeis e jurídicas.

Quem busca aumentar a competitividade no mercado de Internet, oferecer serviços adicionais é uma estratégia necessária, afinal, acesso à internet já é necessidade básica dos lares brasileiros. Ampliar experiências  significa atender a novos públicos e um aumento de sua participação no mercado.

Cada vez mais, os provedores têm buscado aumentar o ticket médio oferecendo uma ampla gama de serviços digitais, de maneira diversificada para atingir diferentes públicos, e os SVAs tornam-se aliados na diversidade de produtos oferecidos, atendendo clientes que buscam serviços de streaming de filmes ou TV por streaming, até opções de música ou saúde online. Combinar esses serviços, é incentivar a atualização de planos dos clientes existentes e atrair novos assinantes para a base.

Para os provedores uma vantagem ainda maior é a redução de riscos e contingência, visto que nos últimos anos ocorreu um aumento significativo de fusões e aquisições no mercado de ISPs. Questões jurídicas, contábeis, tributárias e de SVA são áreas onde muitos ISPs têm pouca experiência, o que pode levar a riscos financeiros. É crucial que os provedores busquem orientação profissional para garantir a saúde financeira da sua empresa e estarem preparados para negociações futuras. As estratégias de Serviços de Valor Adicionado (SVA) desempenham um papel importante na resolução desses desafios quando são cuidadosamente planejadas. As empresas de SVA atualmente oferecem consultorias especializadas nessa área, fornecendo assistência nessas questões.

O futuro é prover para todos.