A infraestrutura de TI das organizações mudou radicalmente nos últimos anos. Entre os destaques dessa mudança estão as aplicações hospedadas em nuvem, que seguem em trajetória de alta, enquanto a adoção do datacenter corporativo caminha no sentido oposto.

o as aplicações em nuvem que tornam possíveis as operações e o trabalho remoto, evitando que o impacto da pandemia na economia global seja ainda mais intenso.

Com os benefícios, vieram desafios. Temos agora milhares de trabalhadores remotos acessando a rede corporativa de suas casas ou de onde quer que estejam trabalhando, e uma quantidade cada vez maior de objetos conectados à rede. O resultado é um aumento da superfície de ataque e números recordes de empresas e órgãos públicos registrando vazamentos de dados.

Por que isso acontece? Em geral, ao atualizar suas infraestruturas de TI, as organizações mantiveram as soluções de segurança de rede adotadas anteriormente, que se baseiam em perímetro. Acontece que este novo cenário – ou novo normal – requer também uma nova abordagem da segurança da rede.

As funções de rede e segurança estão se tornando cada vez mais integradas, e o chamado serviço de acesso seguro de borda (SASE) vem conquistando espaço. O SASE é uma abordagem que prevê o acesso seguro de dispositivos e objetos onde quer que estejam por meio do SDWAN e de serviços de segurança da rede.

O SDWAN tem a vantagem de tornar a vida mais fácil para gerentes de rede e de TI, permitindo que eles gerenciem suas redes usando software em nuvem por meio de uma única plataforma de borda WAN controlada centralmente. Para o usuário final, a sensação é de estar usando a rede local mesmo quando está em casa.

Pensando bem, não há nenhuma razão para a segurança ser separada da rede. A própria rede carrega os dados sendo conectados a aplicações em nuvem, representando, assim, um recurso rico para análises e correlações. As soluções de segurança podem ser implementadas na rede diretamente para detectar e responder a anomalias na atividade.

A pesquisa WAN Manager Survey, conduzida pela Telegeography, notou um aumento significativo na adoção do SDWAN nos últimos anos: em 2018, 18% dos entrevistados usavam SDWAN ao menos em parte da rede; já em 2020 esse número saltou para 43%.

Há quatro principais benefícios na adoção de SDWAN, de acordo com uma pesquisa recente da Futuriom: segurança aprimorada, melhor gerenciamento/agilidade, otimização de largura de banda e redução de custos e desempenho mais rápido em nuvem. Todos eles podem vir em um pacote – um SDWAN habilitado para SASE.

Com todas essas vantagens, é fácil entender por que essa parceria tem dado o que falar.