Assessoria sob supervisão do Mobile Time

A parceria da Vivo com a Cisco em Software Defined Wide Area Networking (SD-WAN) chegou a 2 mil pontos de redes sem fio com a solução em um ano. A informação foi compartilhada pelas duas empresas ao Mobile Time com exclusividade, durante o Ciab Febraban 2019, que ocorreu durante esta semana em São Paulo. Ao todo, 12 mil pontos de rede foram vendidos, ou seja, mais 10 mil serão instalados no futuro.

De acordo com Debora Bortolasi, diretora de inovação e produtos B2B na divisão Vivo Empresas, a solução chega inicialmente para o segmento de finanças e varejo. Mas também pode ser aplicado em outras áreas, como indústria e saúde, de uma maneira a ajudar as companhias a entrarem na transformação digital.

“Você pode otimizar grande parte da estrutura do passado, como redes baseadas em MPLS”, disse a executiva. ”Para a Vivo, o SD-WAN é um serviço importante para o nosso negócio. Como temos liderança em conectividade, a solução complementa o nosso portfólio”.

Vale lembrar, o SD-WAN é vendido na operadora como Vivo Gestão de Redes. Esta solução integra gestão de redes sem fio (atuais e redes legadas), balanceamento e priorização de tráfego, configuração replicadas remotamente para as filiais, controle centralizado da rede, otimização da conectividade, melhoria na eficiência da rede e bloqueio de tráfego indesejado.

“Hoje, quando eu falo em transformação digital, tudo é baseado em conectividade. O primeiro deles é abrir o ecossistema de conectividade para os seus parceiros e fornecedores. Ou seja, um banco passa a ser mais vertical e flexível ao conversar com os seus fornecedores”, explicou Marcelo Ehalt, líder do time de partner organization na Cisco Brasil. “Com o SD-WAN, você tem a flexibilidade para entender o que cada um está usando e pode orquestrar isso para aquela aplicação que requer mais segurança, latência e velocidade. Você consegue entender o que aquela indústria precisa”.

Entre as possibilidades de uso para o SD-WAN estão: câmera conectada para monitoração em lojas e gestão de ativos financeiros por tags. Marcelo Ehalt, da Cisco, ressalta que a solução atua com router multiplataforma e que possui APIs para customização por parte do cliente, além de ser uma plataforma multisserviços e multicloud.