Não há dúvida de que o barulho em torno do 5G será cada vez maior, afinal, a nova tecnologia traz promessas como uma velocidade ultrarrápida e conectividade em tempo real, sendo promovida como a solução que irá transformar nossa experiência como consumidores. De acordo com um estudo publicado pela Deloitte no fim do último ano, apontando as previsões da companhia para 2019 no mercado de tecnologia, o 5G pode trazer um grande crescimento na capacidade de tráfego e maior eficiência de rede em relação ao 4G, o que tem um potencial transformador no futuro da conectividade mundial.

Ao observar o 5G no contexto de negócios, parece que para muitos clientes e parceiros ainda não está claro qual o verdadeiro papel dessa tendência no mercado, além de não compreender completamente como ela funciona em conjunto com o Wi-Fi e outras tecnologias.

Isso é realmente importante, pois as empresas que buscam implementar e otimizar sua infraestrutura com base nas decisões de compra de soluções que as atenderão tanto hoje como no futuro, devem entender em detalhes o escopo do 5G e do Wi-Fi. Nesse sentido, ao contrário do que se acredita, os dois podem trabalhar juntos para fornecer a conectividade e os serviços que as empresas precisam para operar com eficiência.

Parece que, na questão do 5G, ainda existem muitos mal-entendidos. De acordo com uma pesquisa realizada no início do ano pela Accenture com mais de 1,8 mil executivos em 10 países, a maioria dos tomadores de decisão nas grandes empresas subestima a chegada dessa tecnologia: para 53%, há muito poucas coisas que o 5G permitirá que eles façam e que não atinjam com o 4G. Portanto, apresentamos os mitos mais comuns ao redor da tecnologia e os fatos que podem ajudar a dissipá-los:

Mito: o 5G acabará substituindo o Wi-Fi, tornando-o obsoleto

Fato: Isso não foi comprovado, apesar de toda a expectativa em torno do 5G. A realidade é que o Wi-Fi manterá seu valor como uma tecnologia de acesso sem fio segura e econômica para a maioria das aplicações de negócios, como acontece atualmente. Na verdade, o mercado de Wi-Fi deve se expandir com 5G, à medida que as operadoras comecem a considerar essas redes para sua economia.

Mito: 5G é mais seguro que Wi-Fi

Fato: Há uma percepção equivocada de que as tecnologias de celular são mais seguras do que as tecnologias Wi-Fi. Da mesma forma, embora seja verdade que o 4G é relativamente seguro, definitivamente não é perfeito: de acordo com pesquisas das faculdades americanas Purdue e Universidade de Iowa, o 4G é sensível a uma variedade de vulnerabilidades, como interceptação de dados e rastreamento de dispositivos. Sem dúvida, o 5G otimiza a segurança com vários métodos de autenticação e melhor gerenciamento de chaves, mas da mesma forma, a segurança Wi-Fi continua a progredir e quando são seguidas as práticas básicas como controle de acesso e senhas adequados, seu nível de segurança é muito alto. Além disso, com os novos protocolos como o WPA3 e o Open Enhanced, a segurança das redes Wi-Fi está ainda mais forte. Resumindo, ambos o Wi-Fi e o 5G, quando implementados corretamente, são muito confiáveis. É possível alcançar altos níveis de confiabilidade e desempenho por meio do Wi-Fi, sendo que a nova geração da tecnologia, o Wi-Fi 6, oferece uma confiabilidade ainda maior.

Mito: os benefícios do 5G valem o custo extra

Fato: isso depende das necessidades de cada organização em relação à sua rede. A implementação do 5G acarreta um custo adicional para a empresa, além da própria rede, de modo que muitos clientes relutam ou consideram impraticável fazer esse investimento inicial para um benefício que ainda não está claro. Sem dúvida, para ter sucesso no setor empresarial, as operadoras precisariam oferecer o serviço 5G a um custo competitivo comparado ao Wi-Fi, mas isso não é realista até agora devido às limitações que ainda precisam ser superadas. Além disso, a implementação do acesso baseado em 5G exigiria que todos os equipamentos da empresa, como laptops, impressoras, smart TVs e outros dispositivos conectados contassem com modems compatíveis com a tecnologia, o que torna uma proposta bastante cara.

Em conclusão, quando se trata de promover o 5G, existem muitas verdades e outras meias verdades. A verdade é que o Wi-Fi e o 5G estão evoluindo para atender melhor os clientes, e ambos os mercados crescerão para atender à macrotendência de conectar dispositivos e analisar os dados gerados por eles.

A maioria das organizações pode acabar precisando dos dois, especialmente quando buscam a transformação digital e aproveitam a era inteligente para gerar experiências novas, imersivas e personalizadas para seus clientes finais. É importante que os fornecedores desta indústria comuniquem claramente os fatos para que as empresas possam tomar decisões assertivas hoje para um futuro melhor.