Há quatro anos, o Google divulgou dados de uma pesquisa com previsões sobre o uso de celulares no e-commerce. O resultado apontou que, até 2021 serão mais de 27 milhões de pessoas realizando seus primeiros pedidos pela Internet diretamente de seus celulares. Praticamente já vivemos essa realidade, o que também ficou comprovado nos diversos balanços sobre a movimentação e dos pedidos online realizados durante a última edição da Black Friday, que somaram 1,5 milhão.

Com apenas alguns comandos é possível pesquisar preços e fazer compras por meio de aplicativos. Com um celular na mão, não há como ficar sem comer, sem se deslocar pela cidade, pagar as contas, fazer reservas em um hotel, emitir passagens, entre outras ações. Toda essa praticidade tão sonhada também nos coloca em situação de vulnerabilidade.

Quem nunca se sentiu perdido sem ter o celular por perto? Já ouviu ou disse a clássica frase: ‘minha vida está no meu celular!’? Todos levamos nossas vidas no bolso, em nossos smartphones, mas ainda nos demos conta de que ele precisa ser blindado. Nós brasileiros temos o hábito de cuidar da segurança dos nossos computadores e notebooks e estamos esquecendo de proteger a principal ferramenta que utilizamos diariamente e onde estão todas os dados, incluindo fotos e contatos.

Os ataques estão cada vez mais elaborados em todos os sentidos. O mais atual é para roubar aplicativos de mensagens e aplicar golpes de identidade contra os amigos – aquele que o criminoso acessa a rede de contatos e envia pedidos de ajuda, que são sempre para depositar dinheiro em conta bancária ou fazer uma transferência de emergência.

O celular é a sua digital! Carrega muitas informações pessoais e ainda diz onde o usuário está fisicamente. Basta postar uma foto em uma rede social que a localização é disponibilizada. Nele há câmeras e microfone, o que intensifica a vida moderna, mas também pode causar danos!

São milhares de usuários impactados diariamente por algum tipo de ação fraudulenta.  Por isso, a segurança digital é algo primordial. Não pode utilizar um dispositivo móvel sem uma proteção que garanta conexão segura e bloqueio de sites falsos ou aplicativos que roubam dados do celular. Sempre bom ter algo além de um antivírus como uma suíte ou pacote eficaz que ofereça funcionalidade de navegador seguro e emite alertas ao acessar um site falso, identificar uma rede Wi-Fi duvidosa ou tentativas de fraudes.