Em meio ao cenário de isolamento social gerado pela pandemia de Covid-19, o aumento do desemprego se tornou uma realidade e muitos brasileiros viram no empreendedorismo a oportunidade de ampliar ou, até mesmo, conseguir sua renda mensal. Segundo o Sebrae, o Brasil contabiliza atualmente 13,5 milhões de pequenas e médias empresas e essas organizações são responsáveis por 30% do PIB brasileiro. Para o pequeno e microempreendedor, consolidar seu negócio no cenário atual pode configurar um dos principais desafios, visto que concentram seus esforços, muitas das vezes, em administrar tudo sozinhos, desde o controle financeiro até o atendimento ao cliente. Nesse sentido, como a tecnologia pode auxiliar na gestão, aumentar o faturamento e otimizar a experiência do consumidor?

Atualmente, as tendências do mercado apontam para a necessidade de investir cada vez mais em uma experiência de compra capaz de envolver e encantar clientes. O comprador já não se preocupa somente com o preço e o valor funcional do produto; ele vai em busca de experiências únicas, ofertas personalizadas, comunicações humanizadas, atendimentos ágeis e estruturas convenientes. Basicamente, ele quer ser atendido com cuidado e atenção, mas sem perder tempo. Tudo isso contribui para que o cliente sinta identificação com o negócio, perceba valor na experiência ofertada e fique propenso à fidelização.

Para o pequeno e microempreendedor, acreditamos que é nesse caminho que se desenha a nova jornada do consumidor.

Considerando a revolução que a indústria de telefonia sofreu há algum tempo, em que telefones se tornaram smartphones, é possível avaliar que a experiência do consumidor no varejo está passando pela mesma transformação, com a tecnologia evoluindo e acelerando sua jornada.

E por que isso é importante no contexto da experiência do consumidor? A resposta é simples, sabemos que os modelos tradicionais de loja vão morrer. Por isso, contar com um sistema completo e integrado ao pagamento é necessário, principalmente por gerar maior comodidade e oferecer um atendimento preciso e adequado, com a redução de filas, promoções personalizadas, programas de recompensa e acompanhamento de metas, por exemplo.

Uma maneira de satisfazer essas demandas é apostar na aplicação do conceito one stop shop, proposta em que o consumidor passa por todo o processo de compra de forma fluida e única, oferecendo uma jornada completa e sem fricção. Já pelo lado do empreendedor, uma gama de soluções físicas e digitais é necessária aos varejistas, contemplando desde ponto de venda e meios de pagamento até gestão de negócios.

Além disso, ferramentas integradas em uma única solução podem reduzir uma das maiores dores do pequeno e microempreendedor: o aluguel do imóvel, visto que aumenta a capacidade de atendimento sem precisar ampliar o tamanho do estabelecimento e nem investir em mais infraestrutura. Fora a elasticidade de atendimento, essa mudança também possibilita um melhor aproveitamento da loja, que pode apostar em um design atraente e confortável e apresentar mais produtos em sua estrutura.

A transformação é permanente. Mais do que um momento de compra, o sentimento do cliente ao longo da jornada no estabelecimento é o ponto-chave que irá determinar o sucesso do empreendedor. Com o apoio da tecnologia, apostamos no avanço progressivo de pequenos e microempreendedores a partir de soluções integradas e completas, que já configuram demandas de sobrevivência diante das exigências do mercado atual.