A maioria das empresas já está ciente que apps são importantes plataformas para atingir mais clientes, gerando exposição e receita para seus negócios. Entretanto, nem todas estão atentas ao chamado Lifetime Value (LTV).

O LTV representa a receita que um usuário gera com o uso de um aplicativo depois de baixá-lo, seja diretamente através de compras ou vendo publicidade dentro do app. Esta informação é essencial para que as empresas calculem seus investimentos e custo de aquisição de usuários via publicidade móvel.

Calcular o LTV é um dos maiores desafios para desenvolvedores de apps e agências de marketing mobile. A falta de informação sobre este assunto ainda é um empecilho para as companhias, especialmente para aquelas com maior resistência em aderir ao universo dos apps.

Um dos estudos atuais que supre esta lacuna foi realizado pela AppsFlyer, em parceria com o Facebook, e traz informações de EUA, Índia, Indonésia, Reino Unido, Rússia e Brasil sobre users de iOS e Android, envolvendo apps de download orgânico e não orgânico em três categorias (compras, jogos e viagens).

Conforme o levantamento, o usuário de apps de m-commerce tem um LTV médio de US$ 13,88 em 90 dias, e 9,7% destes usuários fazem alguma compra dentro dos aplicativos.

Levando em consideração os principais sistemas operacionais mobile, a pesquisa também aponta uma diferença significativa no perfil dos usuários. Apesar de ter a maior parcela de adeptos no market share geral, o LTV de quem usa Android é de US$ 11,49, enquanto os donos de dispositivos com iOS têm um LTV de US$ 19,64. Já o percentual de pagantes é bem parecido: 9,8% iOS, 9,6% Android.

O relatório também mostrou que usuários que baixam apps de forma orgânica são mais propensos a gastar dentro deles do que os de download não orgânico, realizados a partir de publicidade. Em apps baixados organicamente, o LTV em 90 dias é de US$ 20,63, quase três vezes maior que o de não orgânicos, que ficou em US$ 7,1.

No Brasil, a média do LTV de usuários conquistados de forma não orgânica é de US$ 4,04, bem abaixo de mercados como Reino Unido (US$ 9,50); EUA (US$ 9,23); e Rússia (US$ 6,37), mas fica à frente de Indonésia (US$ 3,33) e Índia (US$ 2,77).

Entre os usuários não orgânicos no Brasil, 1,8% realizam compras logo no primeiro dia após o download do app; 3,1%, até o terceiro dia; 4%, até o sétimo dia; e 5,6%, até o trigésimo dia. Entre os que realizam alguma compra em 90 dias no Brasil, 48% fazem apenas uma; 18%, duas; 9%, três; e 24%, mais de três compras.

Para uma empresa ter os melhores resultados com seus apps, a informação é uma das principais armas. Conhecer o perfil e preferência de seus consumidores é a chave para aumentar o número de downloads, assim como fazer os usuários aumentarem seu LTV.

Buscar um parceiro especializado na criação de apps é uma boa forma de conseguir estes resultados, seja na divulgação ou aplicando as melhores práticas de usabilidade e design para entregar experiências diferenciadas que conquistem o consumidor. Hoje em dia, ter um app é um diferencial competitivo, mas ter uma estratégia sólida por trás do app é mais importante ainda.