Quando uma solução tecnológica atende a uma necessidade latente da população no momento certo, há grandes chances de essa inovação decolar. Penso na implementação dos modelos de pagamento rápido no mundo dentro dessa lógica. Estamos mais presentes no ambiente digital, trocando mensagens o tempo todo, trabalhando, comprando, com uma vida on-line cada vez mais ativa. Nada mais natural do que a movimentação de recursos ocorrer na mesma velocidade, seguindo o mesmo padrão de comportamento.

Uma recente pesquisa da Visa, Faster Payments Landscape in Latin America, joga luz sobre esse cenário para entender o fenômeno no detalhe. Dados coletados na América Latina e no Caribe, incluindo o Brasil, apontam que 60% dos consumidores estão propensos a adotar esse tipo de pagamento. Do outro lado do balcão, entre os pequenos e médios estabelecimentos comerciais que responderam à pesquisa, 52% gostariam de aderir ao método para melhorar o fluxo de caixa e acessar o dinheiro em menos tempo.

Pense no que significou poder enviar e sobretudo receber recursos de forma instantânea num momento em que os comerciantes precisavam destravar seus negócios, devido aos impactos provocados pela pandemia, e boa parte da população se viu com as contas no vermelho. É inegável que o acesso mais rápido ao dinheiro passou a ser fundamental para a sobrevivência de empresas e pessoas – e tende a impulsionar e transformar todo o ecossistema.

Acredito que o sucesso desse tipo de pagamento está relacionado ao caráter democrático do modelo e ao empoderamento do usuário, já que sua experiência se torna mais flexível, menos complicada e mais fluida.

É como funciona hoje a gig economy, com profissionais independentes trabalhando, pagando e recebendo de forma muito mais flexível, sem ter um dia certo para contar com seu salário cheio. O estudo indica que mais de 30% dos pagamentos salariais nas regiões analisadas são realizados em dinheiro e que 80% das pessoas preferem receber de outra forma, o que evidencia a necessidade de uma infraestrutura de pagamento mais ágil, moderna e que corresponda aos anseios dos trabalhadores.

Trata-se de uma tecnologia que abrange todo mundo e conta com vantagens como:

  • Disponibilização imediata do recurso.

  • Melhoria do fluxo de caixa de empresas e prestadores de serviço.

    • Facilidade na concessão de crédito e empréstimos.

    • Transparência no momento do pagamento: você sabe imediatamente quanto saiu do seu bolso e foi para a pessoa beneficiada.

    • Experiência mais simples e fluida ao usuário.

    • Liberdade de dia e horário para pagar e receber.

    • Inclusão de quem não tem acesso ao sistema bancário.

Em termos gerais, estamos falando de uma transformação no uso de sua credencial de pagamento. Sempre tivemos o costume de usar o cartão para pagar uma mercadoria numa loja ou e-commerce, agora podemos receber dinheiro através dele – e em tempo real. Isso é muito inovador!

Apesar de ser algo ainda relativamente novo no Brasil, vejo um potencial de crescimento em diversas ocasiões. Como falamos no início deste artigo, a transferência instantânea veio para colocar o mundo financeiro dentro da nossa vida on-line, seguindo novos hábitos e padrões de convivência. É uma questão de tempo para se multiplicar em diferentes formas de uso.