Os trabalhadores informais que não fazem parte de nenhuma base de dados de programas sociais do governo federal, mas que têm o direito de receber os R$ 600 da ajuda emergencial durante a quarentena, poderão se cadastrar através de um site, de uma central telefônica ou de um novo aplicativo móvel criado pela Caixa exclusivamente para essa finalidade.  O anúncio foi feito em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 3, com os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Cidadania) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

O governo estima que haja entre 15 e 20 milhões de pessoas nessa condição (trabalhadores informais fora das bases de programas sociais federais). O presidente da Caixa acredita que, assim que for lançado, o app será o mais baixado do mundo, tal como aconteceu com o aplicativo para saque do FGTS disponibilizado no ano passado. O novo aplicativo está sendo desenvolvido pelo time de tecnologia da CEF há cerca de três semanas. Os detalhes operacionais de como funcionará o cadastro serão divulgados na próxima segunda-feira, 6, e o aplicativo estará disponível em versão para Android na Google Play a partir da terça-feira, 7.

Contas digitais

O trabalhador informal que for correntista da Caixa ou do Banco do Brasil receberá o pagamento diretamente e sua conta nesses bancos. Se não for, poderá criar gratuitamente uma conta poupança digital na Caixa através de outro aplicativo já existente do banco, e ali receber o dinheiro oferecido pelo governo. Guimarães não revelou qual app seria, mas tudo indica que seja o Caixa Tem, aplicativo em Android criado pelo banco no ano passado com interface conversacional e focado no público de baixa renda. Uma vez feito o cadastro, o dinheiro será disponibilizado dentro de 48 horas, promete o governo.

A conta poupança digital é um produto inédito desenvolvido especialmente pelo banco para fornecer os benefícios liberados pelo governo nessa crise do novo coronavírus.  “Tivemos aprovação para abertura de contas digitais para poupança, coisa que não existia também. Foi uma determinação do Conselho Monetário Nacional. Nós tivemos que abrir um tipo especial de conta, que não existia para essa operação. Isso foi feito em tempo recorde. É uma conta grátis e pode ser movimentada pelo app. A pessoa não precisa ir à agência. E o cidadão, caso ele tenha conta em outro banco, terá direito a uma TED de graça para fazer a transferência”, explicou Pedro Guimarães.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni também informou que a Anatel está conversando junto às operadoras para que o download dos apps e sua utilização sejam totalmente sem custo de plano de dados, de modo a facilitar os usuários de telefones móveis pré-pagos.

Guimarães também explicou que a Caixa já tem experiência com operações dessa magnitude. Ele deu como exemplo a distribuição do dinheiro do FGTS, quando o banco estatal pagou em pouco mais de três meses 60 milhões de brasileiros.

“Quando lançarmos o aplicativo sabemos que teremos dezenas de milhões de acessos num só dia. Temos uma grande capacidade técnica. Este deverá ser o aplicativo mais baixado do mundo. Esperamos isso porque, quando realizamos o aplicativo do FGTS Saque Imediato, ele foi, naquele momento, o aplicativo mais baixado do mundo“, lembrou o presidente da Caixa.