Até o meio da tarde desta terça-feira, 7, 13 milhões de brasileiros haviam se cadastrado através do app Caixa Auxílio Emergencial (Android, iOS) ou pelo site auxilio.caixa.gov.br para receberem o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses que será pago pelo governo federal. Desse total, 38%, ou 4,94 milhões, solicitaram a criação de uma poupança social digital na Caixa Econômica. Esses números foram atingidos em poucas horas: os canais haviam entrado no ar às 9h da manhã. A expectativa do governo é de que até o fim do dia seriam feitos entre 15 e 20 milhões de cadastros. Mantida a proporção de 38%, seriam entre 6 e 8 milhões de contas de poupança social digital criadas.

“Estimamos que será o maior programa de bancarização do País, permitindo que milhões de brasileiros tenham acesso a uma poupança digital de forma gratuita e simples, sem burocracia, de maneira automatizada”, comentou Paulo Henrique Angelo, vice-presidente de redes de varejo da Caixa, em coletiva de imprensa em Brasília.

Caixa TEM

As contas criadas pela Caixa serão gerenciadas através do Caixa TEM (Android), aplicativo voltado para pessoas de baixa renda que o banco lançou em outubro do ano passado. Sua interface é conversacional, como um chatbot, e aceita comandos por voz, para facilitar o uso por pessoas com baixa instrução ou dificuldades em escrever. Além disso, pesa cerca de 3 MB, o que permite que seja instalado em smartphones Android de entrada. O download e a navegação no app do Caixa TEM serão gratuitos por 60 dias, em um acordo firmado com as operadoras de telefonia móvel.

Por 90 dias não haverá tarifas pelo uso da conta e seus usuários terão direito a realizar sem custo até três transferências por mês para outros bancos. Pelo app, é possível também consultar saldo, verificar extrato, e realizar pagamentos de boletos e de contas de concessionárias públicas. Não será criado um cartão físico para essas contas. E o saque em espécie só poderá ser feito a partir de um cronograma que será divulgado pela Caixa na semana que vem, para evitar uma corrida de milhões de pessoas a agências e lotéricas.

Em janeiro, o app Caixa TEM registrava 20 mil usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), segundo reportagem publicada por Mobile Time. À época, antes da crise provocada pelo coronavírus, a Caixa projetava que o app alcançaria 35 milhões de usuários em três anos. Pelo visto, a marca chegará mais cedo. Além dos informais que estão sendo cadastrados agora, o banco pretende abrir no futuro contas também para os beneficiários do Bolsa Família. Hoje, dos 43,6 milhões de beneficiários do programa, 70% são desbancarizados, ou cerca de 30 milhões de pessoas.