Mercado Livre

O governador de SP João Doria (PSDB-SP) e Fernando Yunes (de camisa branca), vice-presidente do Mercado Livre. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Mercado Livre (AndroidiOS) anunciou um investimento de R$ 4 bilhões no estado de São Paulo nesta segunda-feira, 17. O valor está dentro da reserva de injeção de R$ 10 bilhões que o marketplace pretende fazer no Brasil neste ano e tem como alvo a geração de 5 mil empregos.

O anúncio foi feito em Cajamar, cidade da região metropolitana que sedia o centro de logística da companhia e que terá impacto direto com as contratações, uma vez que 4,1 mil vagas serão para o setor de logística. Outras vagas que o Mercado Livre pretende criar são 400 em TI e outras 450 para setores diversos da empresa, como serviços financeiros. Além de Cajamar, os municípios de Osasco e Louveira serão beneficiados com as novas vagas.

De acordo com Fernando Yunes, vice-presidente e líder do Mercado Livre no Brasil, o total do investimento no País no ano passado foi de R$ 4 bilhões. Ou seja, São Paulo recebe em 2021 o equivalente ao total investido pela empresa em todo o País em 2020. “Subimos R$ 1 bilhão (de investimento no Brasil) por ano desde 2017 até chegar a R$ 4 bilhões ano passado e agora R$ 10 bilhões em 2021”, disse o executivo, que pretende terminar de preencher as 5 mil vagas até o final do ano. “O programa tem foco nos jovens, um público que tem dificuldade em conseguir o primeiro emprego”, conclui.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), este é o maior investimento feito no estado em 2021 e deve colaborar para manter o ritmo de crescimento de PIB e empregos, que teve 251 mil vagas criadas – 103 mil de pequenas empresas – e crescimento de 6% do PIB no primeiro trimestre. Doria explicou ainda que o segmento de comércio seguirá “ritmo forte” no estado até 2023.

Contratação e empreendedorismo

Na estratégia de contratação, o Mercado Livre terá o apoio do Centro Paula Souza para atrair alunos de escolas técnicas (ETECs) e centros universitários de tecnologia (FATECs) de Cajamar, Osasco e Louveira. Além disso, o Centro Paula Souza fez parceria com o Sebrae para criar cursos de capacitação aos empreendedores que desejam entrar no marketplace.

O primeiro curso a ser lançado é de “como gerar vendas online” e será destinado a 100 empreendedores. Além ao programa de estudos, os empresários que fizerem o curso terão desconto na compra de máquinas POS do Mercado Pago e em serviços de publicidade no Mercado Ads.

Desse segmento empreendedor, Yunes explicou que 85% dos vendedores do Mercado Livre estão em São Paulo. O executivo afirmou ainda que a empresa se beneficia de uma mudança na lei estadual que permitiu aos comerciantes associados criarem suas empresas (PJ) para vendas de insumos com armazenamento no centro de distribuição do marketplace. Antes dessa mudança, o comerciante precisava ter seu PJ atrelado ao Mercado Livre.