O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, valorizou a parceria entre os dois países na área de telecomunicações e pediu para que parlamentares brasileiros não deixassem que um possível clima desfavorável abalasse estas relações. É o que afirmou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que participou de uma reunião virtual com o Embaixador e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na manhã de quarta-feira, 20.

Apesar de a reunião ter como objetivo principal tratar da questão do fornecimento de insumos para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, o 5G acabou sendo colocado na mesa de negociações. Há rumores de um possível impedimento do presidente Jair Bolsonaro à chinesa Huawei de participar das redes de 5G, cujo leilão deve acontecer este ano, cedendo às pressões dos Estados Unidos durante a administração do ex-presidente americano Donald Trump. A empresa foi alvo de diversos ataques do presidente brasileiro nos últimos anos, e esta posição vem causando um desconforto diplomático entre os dois países.

“Assumimos o compromisso com o Embaixador da China de que o GT da Câmara trabalhará para defender os interesses nacionais, sem exclusão de nenhuma empresa, especialmente as que já estão em uma parceria com o Brasil desde o 3G e o 4G”, comentou Perpétua, que é a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara formado para monitorar a implantação do 5G no Brasil. Segundo Perpétua, “o embaixador agradeceu a ela e ao presidente da Câmara os esforços do Legislativo para garantir isonomia no processo de implantação do 5G no Brasil”.

Rodrigo Maia também afirmou que deixou claro a Wanming que “vai trabalhar para não excluir nenhuma empresa do 5G no Brasil”.