O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou a formação de um grupo especial de trabalho para acompanhar a implantação do 5G no País. Para coordenar o grupo, Maia destacou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), que já vinha solicitando uma atenção especial do Legislativo ao tema há algum tempo.

Na tarde de quarta-feira, 2, durante uma sessão virtual, parlamentares criticaram uma possível interferência do presidente Jair Bolsonaro ao ameaçar bloquear a participação da chinesa Huawei no leilão de 5G do ano que vem. Alguns países, liderados pelos Estados Unidos, já anunciaram o embargo à Huawei, como Reino Unido, Japão, Romênia, Alemanha, Nova Zelândia e Austrália. A chinesa é acusada de falhas em seu sistema de segurança – o governo americano alega que Pequim pode usar a empresa para espionagem e roubo de propriedade intelectual.

“Não podemos admitir que a chegada de uma tecnologia tão importante para o desenvolvimento do País se torne um debate ideológico. Isso cria uma insegurança judicial, política e empresarial muito grande. Esta discussão deve ser estritamente técnica. As próprias operadoras já se pronunciaram sobre o assunto exigindo um debate mais técnico”, afirmou Perpétua, ao Mobile Time. Segundo ela, a lista com os nomes escolhidos para o grupo de trabalho, com nove deputados, já foi entregue a Rodrigo Maia e aguarda aprovação para dar início às atividades.