pagamentos eletrônicos; meios de pagamento

Mudanças no comportamento de uso de meios de pagamento durante a pandemia do novo coronavírus vieram para ficar. A diminuição no uso de papel moeda, por exemplo, é uma das tendências. Foi o que os painelistas da live Tendências em meios de pagamento, promovida por Mobile Time nesta terça-feira, 27, chegaram à conclusão. A afirmativa se baseia em números. De acordo com a 10ª edição de uma pesquisa sobre o tema realizada pela Minsait Payments, no Brasil houve uma queda radical na ida aos caixas eletrônicos para sacar dinheiro em espécie. 16% dos brasileiros foram ao caixa eletrônico em 2020 na pandemia contra uma média de 65% nos anos anteriores.

“É uma tendência muito mais observada na América Latina, onde governos utilizaram meios eletrônicos para conceder benefícios à população mais carente”, explicou Ricardo Granados, head no Brasil da Minsait Payments. A pesquisa é feita com mais de 2 mil usuários de meios de pagamento na Europa e Américas.

Pagamentos eletrônicos; meios de pagamento; Minsait Payments

“A pandemia ajudou o crescimento e a aceleração de uma série de iniciativas de meios de pagamentos que já aconteciam nos últimos 10 anos e fez com que trouxesse um outro comportamento na utilização com o dinheiro físico”, disse o executivo.

Para efeito de comparação, na Europa, foi observado que 30% das pessoas tiraram dinheiro pelo caixa eletrônico durante a pandemia. E, no caso de países como Peru e Chile, o índice está entre 3% e 7%.

Crescimento do comércio online

Já a Mastercard detectou dois movimentos na pandemia: o primeiro deles foi o crescimento do e-commerce de 75% em 2020 na comparação com 2019. E o segundo foi o incremento do pagamento por aproximação. “Era um movimento que já vinha, mas acelerou na pandemia”, explicou Estanislau Bassols, country manager da Mastercard Brasil. O executivo também apontou alguns números já divulgados pela Abecs.

A principal transformação vista no ecossistema do Mercado Pago e Mercado Livre foi a digitalização da população e a realização de compras no e-commerce. Uma pesquisa feita no Mercado Ads constatou que, de 10 consumidores digitais, dois compraram pela primeira vez no online em 2020 e um continuou comprando. E seis começaram a fazer mais compras digitais. “A vida online do consumidor aumentou muito, obviamente, acelerada pela pandemia. E vimos que o dispositivo móvel é a principal fonte de acesso, com oito em cada 10 compras sendo feitas por meios de dispositivos móveis ”, disse Elaine Shimoda, head de inovação em pagamentos e parcerias do Mercado Pago.

Shimoda também explicou que os vendedores passaram a usar os marketplaces para complementar a renda pelo mundo online. Uma pesquisa realizada pela empresa mostra que 40% dos entrevistados pretendem, mesmo num cenário sem pandemia, usar esse tipo de plataforma. “Foi um ano de digitalização, de pagamento por aproximação e, obviamente, de um mundo muito mais online do que o da pré-pandemia, tanto para comprador como para vendedor”, explicou.

Não à toa, o Mercado Pago registrou um crescimento de mais de 9 milhões de usuários em 2020, muitos tendo uma conta digital a primeira vez. “Vimos também o crescimento de três dígitos no uso de pagamentos com código QR e outras formas que não o dinheiro”, disse a Elaine Shimoda.

Eventos Mobile Time

A próxima Mobile Time Live acontecerá no dia 25 de maio e terá o tema Impactos do 5G na transformação digital. O evento será um oferecimento da Engineering Digital Transformation Company.