O YouTube (Android, iOS) anunciou, nesta terça-feira, 30, a expansão de suas ferramentas de comércio no Brasil, o YouTube Shopping, com a integração oficial do Mercado Livre e Shopee. Com a novidade, criadores de conteúdo poderão marcar produtos dos catálogos de ambos os varejistas diretamente em seus vídeos, lives, posts e Shorts. A integração faz parte do Programa de Afiliados do YouTube Shopping no país.
Com o recurso, criadores elegíveis poderão exibir produtos em suas transmissões e vídeos e, assim, ganhar comissões sobre as vendas que gerarem. O Brasil é um mercado significativo para o e-commerce do YouTube, que conta globalmente com mais de 500 mil criadores afiliados.
De acordo com a plataforma, só em 2024, o YouTube contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o PIB nacional.
Para a Shopee, a colaboração abre oportunidades para os mais de 5 milhões de participantes do Programa de Criadores e Afiliados que, agora, passam a poder monetizar conteúdos enquanto promovem produtos. Já o Mercado Livre observou o crescimento de 310% do seu Programa de Afiliados no último trimestre, o que potencializa mais as possibilidades da parceria.
Com a funcionalidade, os espectadores podem navegar pelos produtos destacados pelos seus criadores favoritos diretamente na tela do vídeo e clicar para serem direcionados ao site do Mercado Livre ou Shopee para finalizar a compra.
Ilustração produzida por Mobile Time com IA