Uma pesquisa divulgada pela Opensignal, empresa especializada em relatórios sobre experiência do consumidor em redes móveis e banda larga, destacou o desempenho do 5G no Brasil. As três principais operadoras, Vivo, Claro e TIM, estão entre as campeãs na velocidade de download.

Segundo os dados, a Vivo recebeu o selo 5G Global Winner, com a média mais alta registrada entre os países com grande extensão territorial: 362,1 Mbps de velocidade de download. A Claro e a TIM também figuraram entre as primeiras colocadas, com 348,2 Mbps e 329,1 Mbps, respectivamente e na mesma categoria.

Já em mercados de pequena área territorial, a sul-coreana KT lidera o ranking com 470,7 Mbps, registrando um avanço significativo em relação ao ano anterior, que a coloca à frente das vencedoras de 2023, SK Telecom e LG U+. Operadoras do Catar, da Guatemala e de Singapura também figuram com destaque entre as líderes globais em 5G.

O relatório teve como base dados coletados entre 1º de janeiro de 28 de junho em bilhões de testes realizados diretamente em dispositivos de usuários por meio de aplicativos instalados voluntariamente em celulares.

Os testes medem velocidade de download e upload; latência, ou seja, o tempo de resposta da rede; disponibilidade do sinal 4G e 5G; e experiência de uso em serviços como streaming de vídeo e chamadas de voz.

A cobertura do 5G atinge 63,61% do país, ultrapassando a meta de 57,67% estabelecida pela Anatel para 2027, antes do previsto. O Brasil está entre os países que mais rapidamente implementaram a tecnologia

A tecnologia 5G começou a ser implementada no Brasil em julho de 2022, após o leilão do espectro realizado pela Anatel em novembro do ano anterior, considerado o maior leilão de radiofrequências da história do país.

A tecnologia está sendo expandida aos poucos e entre os compromissos estão a cobertura obrigatória das capitais até o fim de 2022 e previsão de chegada a todos os municípios brasileiros até 2029.

 

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!