A Winity, plataforma de infraestrutura wireless do Fundo IV de Infraestrutura do Patria Investimentos, e a Comba Telecom, provedora global de soluções de infraestrutura para telecomunicações, estão envolvidas na implantação de conectividade 4G e 5G no metrô de São Paulo.

A tecnologia do projeto envolve um sistema de antenas ativas distribuídas de última geração da Comba Telecom, chamado Comflex MAX 5G. Este sistema foi desenvolvido para a distribuição do sinal celular das operadoras de forma simultânea e contínua em todas as estações e túneis que compreendem as linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo. Já a Winity é a empresa por trás da operação e monitoramento da infraestrutura por meio do Centro Operacional de Rede.

Ao todo, o projeto prevê a construção de seis salas concentradoras, nomeadas como Hotéis BTS (Central de Estações Rádio Base), com 133 quilômetros de cabo irradiante para transmissão de sinal dentro dos túneis, além de 500 antenas distribuídas ao longo das 35 estações subterrâneas.

A solução tecnológica usada, a FTTA (fibra até a antena), de acordo com a Comba Telecom, traz inúmeras vantagens comparadas aos sistemas usados anteriormente, como, por exemplo, a eficiência energética, a redução dos custos de instalação, a transmissão de dados em alta velocidade, a baixa latência e a capacidade de conectividade em massa para atender ao alto volume de usuários do metrô.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!