Muito se fala sobre a evolução da tecnologia e o impacto dela em nosso dia a dia. Afinal, todo mundo utiliza o celular não apenas para fazer uma ligação, mas para usar inúmeros serviços via aplicativos ou para acessar as redes sociais. Mas qual a evolução digital por trás disso? Como as novas tendências irão impulsionar o setor de telecomunicação?

Na vanguarda da revolução digital, as tendências de mercado na área de Tecnologia da Informação (TI) para o setor destacam a crescente importância da automatização e aplicação da inteligência artificial (IA) para impulsionar a eficiência e a experiência do usuário. Essa, talvez, tenha sido a principal reflexão debatida no Web Summit 2023, um dos mais relevantes eventos no campo da tecnologia e inovação, que aconteceu em Lisboa, Portugal, em novembro. Em todos os painéis e debates a respeito do tema, ficou claro que a automação e a inteligência artificial são necessidades urgentes em diversos setores, embora a regulação da IA permaneça como uma questão crucial a ser endereçada.

Sabemos que a automação não apenas proporciona agilidade, mas também é essencial para elevar a experiência do usuário a novos patamares. Mas para isso se tornar realidade, existe uma espinha dorsal: a conectividade. Este é um desafio, mas também uma oportunidade única para as empresas do segmento de Telecom.

Redes extensas de fibra, interligando provedores, garantindo menor latência e maior disponibilidade, sustentam negócios internos e possibilitam que as novas tecnologias rodem de forma eficiente, além de garantir uma boa experiência ao usuário final. Entretanto, para que a conectividade não enfrente problemas, é preciso soluções inteligentes. E é neste ponto que entra a IA na automação de rede, proporcionando análises preditivas e preventivas para aprimorar a eficiência operacional.

A evolução da automação pode desempenhar um papel crucial na análise de alarmes, identificando falhas e padrões, permitindo intervenções antes das interrupções no serviço. Ao analisar recorrências de reclamações, ela proporciona insights valiosos para soluções proativas. Esse desenvolvimento constante da automação, integrando novas tecnologias e linguagens, é vital para otimizar benefícios e aprimorar a satisfação do cliente.

Quando olhamos para a eficiência de tráfego, por exemplo, a automatização dos sistemas pode ter um ganho ainda maior. A criação de sistemas inteligentes, especializados em coordenar o tráfego do cliente para rotas alternativas, não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também otimiza custos operacionais. A colaboração entre empresas de Telecom e fornecedores de soluções em IA é fundamental para potencializar essa iniciativa.

Apesar de avançadas, essas ferramentas demandam constante aprimoramento por meio da exposição a novas experiências e é nesse ponto que entra a estratégia e o trabalho das pessoas. A discussão sobre o papel da IA, muitas vezes polarizada entre substituição ou colaboração com os humanos, enfatiza a necessidade de uma abordagem equilibrada. Ela pode ser uma ferramenta poderosa, acelerando resultados e aprimorando a experiência do usuário, mas a expertise humana continua a ser indispensável para atividades estratégicas.

A conectividade, por sua vez, emerge como um facilitador para uma infinidade de necessidades. Expandir o acesso à Internet para novas localidades não apenas abre oportunidades, mas também eleva as expectativas dos usuários, que agora demandam respostas rápidas e acesso aos dados de forma ininterrupta. À medida que a evolução tecnológica continua, a integração inteligente de automatização e IA se torna uma prioridade para empresas de Telecom. Antecipar as demandas das pessoas cada vez mais exigentes e manter a conectividade como a base para inovações futuras são imperativos para o sucesso nesse cenário dinâmico e em constante transformação.