O Google confirmou a ampliação do mapeamento e emplacamento de endereços digitais em comunidades brasileiras com a tecnologia Plus Code. Durante o evento do Google for Brasil nesta terça-feira, 27, Yael Maguire, vice-presidente de sustentabilidade de produtos geográficos da companhia, confirmou a expansão para mais 20 favelas brasileiras até o final de 2023, em parceria com Gerando Falcões e naPorta.

A iniciativa começará pelas favelas Cidade de Deus e Tubulação que ficam respectivamente em Ferraz de Vasconcelos e Poá, cidades da região metropolitana de São Paulo. O projeto espera impactar 40 mil pessoas com 10 mil novos endereços até o fim do ano.

Vale lembrar que esse projeto começou em 2019 com endereços para propriedades rurais no interior de São Paulo.

Depois, evoluiu para a área urbana em uma parceria com Americanas, Favela Brasil Express e G10 Favelas, em um emplacamento de 14 mil residências e que ganhou o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria inovação com impacto social/ambiental pela escolha do júri.

E, mais recentemente, emplacou 100% da Favela dos Sonhos, em Ferraz dos Vasconcelos, com Gerando Falcões e naPorta.

Buscas

Yael Maguire, vice-presidente de sustentabilidade geográfica no Google (crédito: Google)

O executivo do Google também apresentou outras soluções, mas essas voltadas ao motor de Busca e apps de navegação. Uma delas é a inclusão inicial de 3,5 mil pontos de reciclagem no Google Maps em parceria com O Boticário e dados da eCycle. Com contrato por dois anos, as empresas esperam inserir 10 mil pontos de coletas que podem receber materiais como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas, vidros e lâmpadas.

Bruno Possas, vice-presidente de engenharia de busca, apresentou uma parceria com Ministério da Gestão e da Inovação de Serviços Públicos (MGI) e a Secretaria de Governo Digital (SGD) da plataforma Gov.Br para levar informações oficiais sobre benefícios sociais (Bolsa Família e Seguro-Desemprego), além de vacinas e oportunidades de empregos.

E Newton Neto, diretor de parcerias do Google na América Latina, confirmou a expansão da Plataforma Napp para pequenos e médios empreendedores de óticas, pets e supermercados de todo o Brasil. Lançada em maio para o setor farmacêutico, a solução foi feita em parceria com a Napp Solutions e permite aos empreendedores o acesso a sete produtos do Google (como Google Ads ou Business Messages) para acelerar a digitalização de seus negócios.