Na semana seguinte do ano novo de 2007, o iPhone foi divulgado pela primeira vez como um dispositivo portátil com ferramentas de um computador que cabia no bolso. Para a época, os gráficos avançados naquela tela “enorme” fizeram com que os desenvolvedores de todo o mundo ficassem entusiasmados. Quando foi lançado, o aparelho não tinha nenhuma opção e nem era permitido instalar aplicativos, sendo possível usar apenas o que já estava no sistema fechado do iPhone, que eram feitos pela própria Apple e não passavam de 16. Dentre os apps pré-instalados, estavam o YouTube e o Google Maps.

Com as primeiras ferramentas que desbloqueavam o iPhone para instalar aplicativos de terceiros, surgiu a necessidade de criar a App Store. Assim, em setembro daquele mesmo ano, Scott Forstall, chefe de software da Apple, anunciou que a empresa iria disponibilizar em breve as mesmas ferramentas que os engenheiros da empresa utilizavam para criar os aplicativos, para que qualquer pessoa pudesse criar coisas novas para o celular.

A loja de aplicativos, App Store, foi então lançada no dia 10 de julho de 2008, pouco tempo depois do CEO da Apple, Steve Jobs, apresentar o iPhone 3G, com um número inicial de 500 apps disponíveis para serem baixados pelos usuários do iPhone nos primeiros dias de lançamento, apenas atualizando o sistema.

No ano seguinte, a Apple liberou a função de compras dentro dos aplicativos, o que permitiu que os desenvolvedores oferecessem serviços exclusivos para os usuários pagantes. “Em junho de 2010, US$ 1 bilhão seriam pagos aos desenvolvedores através do in-app purchase”, disse a companhia. Ainda de acordo com a companhia, desde o início ela fornece diretrizes que precisam ser cumpridas pelos desenvolvedores, o que permitiu que a loja avançasse com poucos casos de fraude e aplicativos falsos.

A App Store era uma forma bem mais organizada e bem feita do que era o “Installer”, o instalador de apps do jailbreak, precursor do Cydia, que permitia que os aparelhos com o sistema iOS instalassem aplicativos não autorizados pela Apple. No início, eram muito populares apps e jogos que trabalhassem com os sensores de movimento do iPhone. Por exemplo, um deles simulava um copo cheio de cerveja, que esvaziava quando o celular era inclinado na boca do usuário. Outro app também bastante popular era o Labyrinth, que simulava uma bolinha de metal em um tabuleiro de madeira.

De maneira instantânea, diversos desenvolvedores começaram a lançar seus aplicativos para o iPhone. Com a App Store, tornou-se possível personalizar o celular e adaptá-lo às necessidades de cada usuário. Assim, surgiu a frase da campanha “There’s an app for that” ou, em português, “Tem um app para isso”. Aplicativos como Twitter, Uber, WhatsApp, Waze, Instagram, Angry Birds e tantos outros são parte dessa transformação no mercado mobile que a App Store impulsionou a acontecer.