Em fevereiro de 2002, um aparelho com design inovador por causa de seu teclado giratório em 360º era lançado pela Motorola: o smartphone Motorola V70. Através de uma tela de vidro resistente a arranhões em forma de círculo e uma estrutura metálica, o modelo apresentava iluminação de fundo azul eletroluminescente e uma tela preta com fontes brancas. O dispositivo, de 83 gramas, tinha 94 milímetros de altura, 38 milímetros de largura e 18 milímetros de espessura.

Com 2 MB de memória interna, o Motorola V70 tinha uma bateria removível com capacidade de 430 mAh e podia durar até 145 horas em modo standby e cerca de 4 horas em chamadas. Era equipado com uma tela de 256 cores e uma câmera integrada considerada de alta qualidade à época. O dispositivo contava ainda com: Bluetooth; MP3 player; conversor de moeda; navegador WAP; e aplicativo de mensagens de texto (SMS). Era possível também “personalizar” seu dispositivo móvel fazendo download de toques, papéis de parede e jogos desenvolvidos em Java.

Sobre o seu design, tinha uma aparência de barra de chocolate e era bastante confortável para falar em longas ligações. As teclas eram um pouco pequenas, desagradando àqueles com dedos maiores. Quando o teclado estava “escondido”, podia navegar pelos menus do aparelho. A tela era monocromática com uma baixa resolução de 96 x 64 pixels. Era um aparelho que acessava redes 2G com GPRS (General Packet Radio Service) –  tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM existentes. Isso significava que o usuário podia ter acesso sempre ativo à Internet sem fio a taxas de aproximadamente 26 Kbps. 

O Motorola V70 foi um celular considerado compacto e elegante, que combinava um design exclusivo com recursos práticos, podendo abrir e fechar o produto só por diversão. Quando foi lançado pela primeira vez, ele custava mais de US$ 400 e vendeu 800 mil unidades.