No início da década de 2010, havia uma promessa de que telas curvas de smartphones poderiam abrir possibilidades para design de aparelhos dobráveis, que eventualmente transformariam o mercado, permitindo a chegada de produtos vestíveis. O motivo da alta expectativa foi o lançamento do primeiro smartphone com tela curva no mundo em 2013, chamado Galaxy Round da Samsung.

Era uma quinta-feira, no dia 9 de outubro, quando o aparelho ficou disponível nas lojas da operadora sul-coreana SK Telecom. Na época, havia uma corrida para ver quem lançava o primeiro celular com tela curvada – a LG ficou em segundo lugar nesta competição, disponibilizando pouco tempo depois.

Junto com o aparelho, a Samsung apresentou uma nova funcionalidade chamada Roll Effect. A novidade estava na tela que girava em torno da interação com a playlist de músicas e o acesso a fotos e vídeos com a simples inclinação do aparelho.

Com uma tela de 5,7 polegadas Full HD Super AMOLED e um design curvo, o consumidor podia checar informações como hora, nível de bateria e ligações perdidas quando a tela estava desligada apenas virando o celular. O grande destaque era a tela que se curvava no eixo horizontal (ou vertical, se ele estiver deitado em modo paisagem), de modo parecido a algumas TVs OLED da própria Samsung. Ele tinha o mesmo tamanho e resolução do Galaxy Note 3.

Possuía também processador quad core de 2,3 GHz; Android 4.3; câmera traseira de 13 MP e frontal de 2 MP; bateria de 2.800 mAh; 3 GB de RAM; 32 GB + microSD para até 64 GB de armazenamento; conectividade 4G; peso de 154 g e 7,9 mm de espessura. 

O Samsung Galaxy Round inicialmente foi lançado na cor “Luxury Brown” (ou marrom luxo, em português) e custava um pouco mais de 1 milhão de wons, o que era equivalente, na época, a cerca de R$ 2,2 mil. Esse smartphone foi um projeto da empresa desenvolvido por anos para conseguir criar uma tela flexível. Foi considerado uma das melhores e mais completas configurações disponíveis no mercado no ano em que foi lançado.

Mais tarde o mercado de smartphones de fato acabou evoluindo para o surgimento dos modelos dobráveis, ou “foldable”, segmento disputado hoje principalmente por Samsung e Motorola.