Após o leilão da banda C, em 2001, a competição no mercado de telefonia móvel ficou muito mais acirrada no Brasil. Naquela época, as operadoras controlavam as vendas dos celulares, pois eles eram comercializados bloqueados e já com o chip de uma operadora. Dessa forma, o portfólio de aparelhos constituía uma vantagem competitiva para cada tele. Foi nesse cenário que a Oi, uma das novas entrantes da banda C, lançou a moda dos celulares temáticos, com celebridades ou marcas famosas.

celulardaxuxa

Oi Xuxa (Reprodução do Twitter)

Um dos mais icônicos foi o celular da Xuxa. Isso mesmo: um celular inspirado na “Rainha dos Baixinhos”. O Oi Xuxa era um Siemens A40, GSM, com tela monocromática e memória para 50 contatos. Ele vinha em uma caixa customizada com o logo da apresentadora infantil, um grande X, e tinha versões em cores como rosa e lilás.

Junto com o celular, o comprador tinha acesso a serviços de conteúdo por SMS da Xuxa, além de despertador com a voz da apresentadora, curiosidades sobre ela, sala de bate-papo. E o aparelho trazia como opção de toque um ringtone monofônico com a melodia da famosa música Ilariê.

“Você pode ter uma Xuxa só para você. Chegou o Oooi Xuxa, você recebe e envia torpedos para mim e ainda tem a minha voz na caixa postal, a Xuxinha virtual para você cuidar, jogos e muito mais”, dizia a apresentadora na publicidade.

De acordo com a empresa, as vendas foram um sucesso. A Oi lançou em seguida um outro aparelho da apresentadora, o Siemens A50. Havia telefones nas cores rosa com glitter e azul, tinha opções de capas com desenhos, cartela de adesivos, além de ringtone da música Ilariê.

Vale dizer que a opção rosa com glitter foi sugestão da própria Sacha.

O lançamento visava “criar um maior laço de comunicação com o público infanto-juvenil”, explicou à época Mariana Mota, responsável pelo produto na Oi. “E foi uma parceria super rica, que agregou bastante. Ela opinou bastante nos produtos e nos serviços. Inclusive a ideia da cor rosa com glitter foi da própria Sacha”, continuou.

Lançado em outubro de 2002, o Oi Xuxa custava a bagatela de R$ 250 no plano pós-pago e R$ 299 no pré-pago – sim, todo celular era vendido atrelado a um plano. Detalhe: o salário mínimo em 2002 era de R$ 200. Considerando o salário mínimo atual, seria como se o Oi Xuxa custasse hoje algo entre R$ 1,9 mil e R$ 2,3 mil.

Outros celulares temáticos lançados no Brasil usaram marcas como MTV, Hello Kitty e a banda Restart. Mas isso é uma conversa para outro Museu Móvel.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!