Ao ouvir a explicação de um jogo que tem o seguinte objetivo: combinar doces semelhantes em linhas ou colunas, formando sequências de três ou mais unidades, para que os usuários possam eliminá-los, rapidamente recordamos de Candy Crush.

Antes de ser lançado, em 2012, a desenvolvedora do jogo, King, oferecia jogos de navegador em seu site ou em portais parceiros, como o Yahoo!, e isso incluía o Candy Crush. Até então, o jogo era bem mais simples do que é conhecido atualmente, e apenas combinava peças. Um dos fundadores da King, Sebastian Knutsson, em entrevista, fez uma estimativa de que a empresa já havia criado “cerca de 180 a 200 jogos para navegadores” antes de chegar no jogo dos doces. “Surgiram várias ideias que eu achei ótimas, mas não vingaram… mas na base do chute, a gente começou a ver o que funcionava”, continuou ele. “Candy Crush foi, provavelmente, o sétimo jogo de combinar peças que eu fiz”.

O conceito para o jogo foi baseado em um dos primeiros criados pela King, o Miner Speed, que usava elementos de jogabilidade do Bejeweled – quebra-cabeça de combinação de peças criados pela PopCap Games. No Candy Crush, foram adicionadas novas animações para os doces e personagens expressivos, semelhantes a bonecos de papel. Isso ajudou a torná-lo um dos cinco games mais populares do site em 2012.

Estes são os primeiros esboços da protagonista Tiffi, antes mesmo dela ter um nome. Imagem: App Store/Reprodução.

Naquele momento, era ainda um jogo básico. O Candy Crush, assim como vários outros jogos do portal da King, apresentava uma jogabilidade no estilo de torneios. Ou seja, os jogadores podiam gastar dinheiro para participar de torneios competitivos para obter aumentos no jogo, o que serviu como uma das principais formas de receita para a empresa, além das microtransações e anúncios de venda de itens.

Parceria

Em paralelo a isso, no fim dos anos 2000, a empresa desenvolvedora de jogos começou a apresentar uma grande queda de jogadores em seus portais por causa do Facebook, que começou a atrair outros desenvolvedores, principalmente a Zynga – criadora do FarmVille –, para oferecer jogos de rede social que poderiam ser criados em seus serviços.

Percebendo que havia ocorrido uma grande diminuição na quantidade de jogadores, a King começou a trabalhar em como poderia entrar na plataforma da Meta e no mercado de jogos para mobile. Assim, passou a separar seu departamento de desenvolvimento web para trabalhar no Facebook e em jogos para celular em 2010, inclusive trazendo vários de seus títulos de navegador existentes para essas plataformas. 

Com uma versão beta para os usuários, no intuito de contar quantas pessoas jogavam e receber o feedback para determinar quais dos títulos tinham mais perspectivas de avançar, a plataforma do Facebook acabou permitindo que a King explorasse a expansão de seus jogos existentes no estilo de torneios com a capacidade de incluir microtransações no jogo.

Foi em abril de 2011 que a King lançou seu primeiro jogo no celular e Facebook, o Miner Speed. Alguns meses depois, em outubro, veio o Bubble Witch, que atraiu mais de 10 milhões de jogadores em dois meses e foi um dos jogos da rede social que mais cresceu na época. Com um novo tipo de abordagem do jogo – que era dividido em níveis que exigiam que o jogador pudesse concluir determinadas metas para, só dessa forma, seguir para as próximas etapas –, o sucesso do Bubble Witch Saga estabeleceu a King como uma desenvolvedora mais conhecida nessa área, tornando-se a segunda maior em número de jogadores diários na plataforma do Facebook em abril de 2012, atrás somente da Zynga.

Candy Crush no Facebook

Com base na popularidade da versão do seu portal, o Candy Crush Saga foi escolhido como o próximo jogo da King no Facebook. O jogo “pegou” a estrutura básica do Miner Speed para criar a base do Candy Crush, adicionando também os elementos de “saga” do Bubble Witch. Knutsson, por volta de 2011, deu algumas ideias iniciais para expandir o jogo, incluindo fazer com que o mapa da saga se parecesse visualmente com um jogo de tabuleiro.

Em abril de 2012, o jogo foi lançado pela primeira vez na rede social. Inicialmente, o Candy Crush começou as operações com apenas 65 níveis. “Começamos a acrescentar mais inovação à jogabilidade, tentando encontrar uma forma de motivar as pessoas a se engajarem, o que tinha tudo a ver com os recursos de rede social […] Mas também funcionava como experiência de jogador único. O cara queria passar de fase, ficava feliz quando conseguia, e perguntava para os outros: ‘em que fase você está?’”, explicou Knutsson.

Dispositivos móveis

Com mais essa camada, o game se espalhou rapidamente. Poucas semanas após o lançamento, conquistou mais de 4 milhões de jogadores. Mesmo assim, a King gostaria que o jogo pudesse ser jogado em qualquer lugar e no maior número possível de plataformas. Então, em novembro do mesmo ano, lançou versões móveis para iOS e Android, adicionando um recurso que permitia que os usuários dos dispositivos móveis sincronizassem seu progresso com a versão do Facebook.

A versão para smartphones contribuiu para o crescimento da popularidade do jogo. Um dos quatro desenvolvedores do Candy Crush Saga, Tommy Palm, declarou na época que os números do primeiro fim de semana após o lançamento para celular foram dez vezes maiores do que as estimativas esperadas.

Em janeiro de 2013, o Candy Crush Saga ultrapassou o FarmVille 2 da Zynga como o jogo mais jogado na plataforma do Facebook. A King acabou registrando, por causa do jogo, um aumento de 1.084% na receita de 2012 a 2013. E, embora inicialmente tenha sido lançado com publicidade para ajudar na receita, a King a removeu em 2013 e só ganhou dinheiro com o jogo na forma de compras no aplicativo. Cerca de 4% da base de jogadores comprou itens no jogo, mas, de qualquer forma, isso levou a milhões de dólares em receita mensal para a King. Em 2014, os jogadores do Candy Crush Saga gastaram mais de US$ 1,33 bilhão em compras no aplicativo.

Não havia planos por parte da empresa de que o Candy Crush Saga fosse tão popular quanto foi, pois esperava que o jogo durasse apenas um período de seis meses, após o qual os jogadores passariam para outro jogo, e, portanto, haviam sido utilizado recursos mínimos para o seu suporte contínuo desde o lançamento. Como não foi isso o que aconteceu, o Candy Crush Saga foi se expandindo ao longo dos anos com a adição de novos episódios, cada um contendo vários níveis novos. Isso permitiu que a King também introduzisse novos recursos de jogabilidade, além de outras melhorias. Em setembro de 2016, a King lançou seu 2000º nível para o jogo com o propósito de comemorar o marco de mais de 1 trilhão de partidas de Candy Crush Saga jogadas.

Mesmo não sendo o mesmo sucesso de meia década atrás, ainda é um dos jogos de maior bilheteria da indústria de games móveis. E também um dos mais longevos. Por sinal, é o título mais jogado em smartphones no Brasil, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.