Antenas de celular possuem diferentes potências de transmissão do sinal. (Crédito: Pixabay)

O sinal de celular consegue passar por diferentes tipos de materiais. Mas o quanto de sinal atravessa depende de alguns fatores.

A transmissão de sinal do celular ocorre por meio de ondas eletromagnéticas de rádio, em diferentes frequências, dependendo da conectividade em questão. No geral, ondas de frequências menores são melhores para enviar menores quantidades de dados para grande distâncias. Frequências maiores são ideais para o envio de maior quantidade de dados, mas a uma distâncias menor.

Quando uma onda eletromagnética atinge uma superfície, ela pode passar diretamente, ser refletida ou absorvida. Isso depende da composição dos átomos da superfície. O tamanho dos átomos e a distância entre eles determina se uma onda eletromagnética de rádio passa com facilidade ou é absorvida. Ao viajar pelo próprio ar, o sinal de rádio perde parte de sua energia, sendo atenuado.

O sinal de celular é medido em decibéis (dBm). Quanto mais próximo de zero, maior é a intensidade. Em linhas gerais, um sinal maior do que -70 dBm é considerado excelente, com todas aquelas barrinhas do celular cheias. Entre -70 dBM e -85 dBm é considerado bom. Entre -86 dBm e -100 dBm é regular. Menor do que -100 dBm é ruim. Em -110 dBm já não há sinal.

Considerando um sinal de celular na frequência de 800 MHz, uma parede de drywall, por exemplo, é um dos materiais que menos dissipa as ondas de rádio – apenas -2 dB. Com uma parede de concreto de 15 centímetros esse número já vai para -10 dB. Usado em praticamente todo tipo de construção, o metal é um dos piores materiais, podendo bloquear até 50 dB.

Elementos naturais também fazem o sinal se perder. A chuva, por exemplo, pode ocasionar em uma redução de -1 dB a -5 dB, enquanto a folhagem de uma vegetação pode diminuir entre -1 dB e -25 dB.

Considerando uma pessoa que está dentro de um prédio, recebendo um sinal na mesma frequência de 800 MHz, há muitas barreiras. Ao passar por uma janela de vidro, uma parede de concreto, drywall, uma porta de madeira, entre outros materiais que encontra no caminho, o sinal pode perder até -32 dB.