cidades inteligentes

Representantes das empresas Enel X, TIM e Leonardo junto com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (Foto: divulgação/TIM Brasil)

O governo do estado do Rio de Janeiro assinou um memorando de intenções com três empresas italianas para apresentar propostas de cidades inteligentes, seguras e resilientes:  TIM, Enel X Brasil e Leonardo. A assinatura aconteceu nesta terça-feira, 1, no Palácio da Guanabara e, a partir de agora, terá início um estudo de soluções conjuntas cuja meta seria transformar o Rio de Janeiro em uma referência de smart city nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia.

A proposta é oferecer soluções conjuntas para transformar cidades em cidades conectadas e contribuir para a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos, além de fornecer produtos e serviços na área industrial.

A parceria também deverá identificar possíveis localidades para servirem de pilotos para a implantação de tecnologias de cidades inteligentes, funcionando como laboratórios para projetos futuros.

O acordo entre governo do estado do Rio de Janeiro e as empresas Enel X (linha global de negócios da Enel dedicada ao design e desenvolvimento de produtos e serviços com foco na sustentabilidade), Leonardo (empresa do segmento aeroespacial, segurança e defesa) e a TIM servirá ainda para o desenvolvimento de soluções de serviços eletrônicos em vetores como cidades, casa, mobilidade, indústrias e serviços financeiros.

A partir dos estudos, as empresas deverão sugerir possíveis aplicações para cidades inteligentes, como sensores inteligentes para a medição do clima e do nível de poluição, além de sistema de recarga para veículos elétricos. Há ainda uma preocupação em disseminar o conceito de eficiência energética em edifícios públicos a partir de ofertas de soluções de energias renováveis.

A capital

Vale lembrar que, recentemente, a prefeitura do Rio de Janeiro também anunciou um sandbox regulatório para empresas inovadoras e, em entrevista a Mobile Time, Chicão Bulhões, secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação do município, anunciou uma série de medidas para que a capital fluminense se torne uma referência em desenvolvimento de software no Brasil, com o estímulo a criar um distrito com benefícios para empresas de TI e bolsas para formação de mão de obra especializada.