Guilherme Lencastre, presidente de conselho de administração da companhia no Brasil

[Atualizado às 12h52 do dia 08/07/2021, ao contrário da nota anterior “Enel tem 300 mil medidores inteligentes em São Paulo”, a companhia informou que está instalando os dispositivos] A Enel (AndroidiOS) possui plano para instalar mais de 300 mil medidores inteligentes (smart meters, no original em inglês) na cidade de São Paulo. A informação foi compartilhada por Guilherme Lencastre, presidente de conselho de administração da companhia no Brasil, durante o evento .FUTURO | RIO na última quarta-feira, 7.

O executivo revelou que os dispositivos estarão em residências nos bairros de Perus e Pirituba. No futuro, esses medidores serão fabricados no Brasil com patente da Enel. Ao todo, o investimento nesses medidores é de R$ 121 milhões.

No mundo, a Enel tem 50 milhões de medidores para seus 74 milhões de clientes.

Inovações

Lencastre compartilhou dados de outras três iniciativas. Na Enel X, braço de inovação da empresa, um serviço de análise de consumo de energia pela população será oferecido para gestores públicos, a partir do final do mês. Batizado de City Analytics, 1,8 mil cidades terão acesso a indicadores que podem facilitar o planejamento por meio de big data.

Na capital paulista, a Enel tem o Futurability, que é um “laboratório a céu aberto” no bairro da Vila Olímpia. Ou seja, o local serve para testar 40 tecnologias. Um exemplo recente é o uso de drones para checar as linhas de transmissão subterrâneas. O Futurability tem investimento de R$ 125 milhões por meio de recursos do programa de P&D da Aneel, a agência reguladora de energia elétrica.

Em Internet das Coisas, a companhia possui um centro de excelência operacional em Cabo Frio, cidade a 155 km do Rio de Janeiro. Focado em segurança, o local tem tecnologias de treinamento para a indústria 4.0, como realidade virtual para treinamento de pessoal. O valor desse investimento não foi informado.

Consumidores digitais

Em atendimento de clientes, a companhia tem atualmente 90% dos atendimentos concentrados em canais digitais no Brasil. Os apps representam 43% desse share. Além disso, 46% dos clientes aderiram à fatura por e-mail.  Vale lembrar que recentemente, a Enel revelou ao Mobile Time um aumento de 2.512% na autoleitura por app.