Adam Selipsky, CEO da AWS, durante o MWC 22

A nuvem é uma aliada fundamental do setor de telecomunicações em sua evolução tecnológica. Essa foi a mensagem transmitida pelo CEO da AWS, Adam Selipsky, durante sua fala no painel de abertura do segundo dia do MWC 22, em Barcelona, nesta terça-feira, 1.

“16 anos atrás quando criamos o conceito de cloud ninguém entendia se era só para desenvolvedores ou para empresas em geral. Se era só para testes e web apps ou se poderia suportar aplicações mais críticas. A pergunta que as empresas se faziam era: será que devo mudar para a nuvem? Agora a pergunta mudou para: quão rápido posso migrar para a nuvem?”, relembrou.

No caso do setor de telecom, o uso da  nuvem começou com a migração de sistemas de TI. Isso reduziu custos e agilizou o lançamento de novos serviços. Ele citou o caso da alemã Deutsche Telekom, que em 2016 levou 60% dos seus sistemas de TI para a nuvem da AWS. Como benefício, o tempo médio para lançamento de um novo projeto de TI caiu de 18 meses para 2,5 meses.

A nova fase no uso da nuvem pelo setor de telecom consiste na virtualização do core das redes 5G. Um dos exemplos citados pelo CEO da AWS é o da brasileira Vivo.

A AWS tem ainda uma atuação em edge computing focado em telecom. Trata-se de uma solução batizada como AWS wavelenght, que leva processamento de dados para a borda das redes das operadoras, com o objetivo de garantir baixíssima latência para aplicações críticas, como carros autônomos. Verizon, Bell Canada, Vodafone e KDDI já adotaram essa solução.