Jessica Rosenworcel, chairwoman da FCC, durante o MWC 22

A FCC, órgão regulador das telecomunicações nos EUA, fará em julho um novo leilão para 5G em banda média, desta vez na faixa de 2,5 GHz. Será o maior leilão em espectro contínuo de banda média abaixo de 3,5 GHz da história da FCC, disse a sua chairwoman, Jessica Rosenworcel, durante apresentação no MWC 22, em Barcelona, nesta terça-feira, 1. Ela disse que também está sendo estudado liberar espectro entre 2,1 GHz e 2,4 GHz para o 5G no futuro. Vale lembrar que no leilão da faixa de 3,5 GHz realizado pelos EUA em 2020 foram levantados US$ 4,6 bilhões.

6G

Sobre 6G, a chairwoman da FCC sugeriu que o mundo deveria desde já começar a planejar as frequências que serão utilizadas, com o objetivo de garantir uma harmonização global. E comentou que algumas das faixas possivelmente serão bem altas, na casa dos TeraHertz. Alertou também que é necessário pensar o 6G para além do espectro, focando principalmente em aspectos de segurança.

Receptores

Por fim, Rosenworcel disse que vai propor aos seus pares na FCC regras e especificações para melhorar a performance de receptores de serviços sem fio.

“Precisamos de uma mudança de orientação. No passado as discussões convergiam em um esforço único sobre os transmissores. Pusemos muitas regras de como os transmissores devem operar e como controlar interferência. Mas a comunicação sem fio é uma via de mão dupla. Os transmissores estão conectados a receptores. Os reguladores devem focar tanto em transmissores quanto em receptores”, justificou.