A Qualcomm revelou que tem 6,5 bilhões de dispositivos Wi-Fi enviados ao mercado desde 2015. Segundo dados da ABI Research do terceiro trimestre de 2022 que a fornecedora compartilhou nesta quarta-feira, 1º, este volume coloca a empresa na liderança deste setor.

Agora, a companhia norte-americana quer aproveitar esta posição para avançar rumo ao Wi-Fi 7. Durante o Mobile World Congress 223 (MWC 2023), em Barcelona, a fornecedora afirmou que tem 175 designs de referência no novo padrão de rede wireless; isso inclui CPEs de TP-Link e Xiaomi, além de handsets Motorola, OnePlus e Xiaomi.

Os dispositivos portam o chip Qualcomm FastConnect 7800. Lançado em 2022, o conector pode alcançar velocidades de acesso de até 5,8 Gbps ao utilizar as frequências de 5 e 6 GHz concomitantemente.

Vale lembrar, a Anatel enterrou a possibilidade de a frequência de 6 GHz ser usada para o 5G no lugar do Wi-Fi na última terça-feira, 1.

5G

Outra novidade da companhia é que um teste em parceria com Ericsson e Singtel obteve pico de velocidade 1,6 Gbps no 5G em ondas milimétricas. Com equipamentos de rede da Ericsson e um terminal com modem Snapdragon X65 5G, a operadora de Singapura pôde usar quatro agregadoras de banda e balancear os padrões de download e upload. Na prática, a prova mostra que é possível dar mais uplink em aplicações críticas empresariais em comparação com a conectividade que é ofertada aos consumidores comuns.