A icônica marca Kodak voltou ao Brasil nesta semana com duas câmeras instantâneas, Mini Shot Retrô 2 e Mini Shot Retrô 3, além dos seus respectivos cartuchos. Com impressora Bluetooth e aplicativo dedicado, os equipamentos chegam ao mercado com a distribuidora Brazil Electronics e vendas exclusivas na Fast Shop.

A ideia de trazer a Kodak novamente é oferecer os produtos para jovens que aderem ao retrô, algo que Fernando Perfeito, CMO da Brazil Electronics, credita como um movimento que as gerações mais novas estão com saudade de produtos que nunca viram, como as câmeras instantâneas, tênis, vinil e até geladeiras: “Os jovens estão reconhecendo a inovação que eram padrão nos anos 1980 e 1990. Esse é um movimento cultural muito forte”, completa, ao lembrar que as câmeras perderam força para câmeras digitais e celulares a partir dos anos 2000.

Por sua vez, o executivo da Fast Shop, conta que desejam “ativar a memória afetiva” de uma parcela dos seus clientes e “aguçar a curiosidade” da geração que nasceu na era digital e não teve contato com fotos físicas: “Temos plena convicção que as câmeras da Kodak tornam nosso mix de produtos ainda mais diversificado e atraente, que fazem parte da jornada do dia a dia do consumidor, presente na nossa jornada de consumo.”

Contudo, o CMO da Brazil Electronics afirma que o destaque não é apenas a busca pelo retrô e a volta do ‘Momento Kodak’, o mote que tornou a marca famosa em todo mundo. Para o profissional, a tecnologia embarcada nos produtos é o diferencial, em especial o mobile.

Equipamentos

Fernando Perfeito, CMO da Brazil Electronics (divulgação: Brazil Electronics)

Dentro do portfólio Kodak Photo Printers, que vendeu mais de 100 milhões de unidades nos EUA e Ásia em 2023, a Mini Shot Retrô 2 e a Mini Shot Retrô 3 são produtos 2 em 1. Ou seja, as câmeras possuem a opção de tirar foto e imprimir com uma impressora Bluetooth, que pode ser controlada pelo aplicativo Kodak Photo Printer (Android, iOS) que tem recursos avançados.

“O mobile é o ponto principal. O nosso diferencial é ser retrô, sem ser antigo. É um produto digital. O usuário vê a foto antes de imprimir, aplica filtros com realidade aumentada e tem visor da foto. Também é impressora de foto do celular. Transfere por Bluetooth”, detalha o executivo.

A Kodak enfatiza que o app não precisa de conexão de rede móvel (4G ou Wi-Fi) para funcionar, uma vez que a conexão é apenas por Bluetooth. Também destaca que há opções múltiplas cópias, editar e redimensionar, personalizar bordas e adicionar stickers e texto nas imagens.

O executivo reforçou que, por ser um companion (auxiliar ao produto), o aplicativo não exige cadastro e não pega dados da pessoa. Sem revelar quantos usuários do app têm no mundo, Perfeito compartilha que a função mais usada pelos consumidores do app são as bordas (85%) e as colagens (45%).

Disponibilidade

Imagem das câmeras Kodak dentro da Fast Shop (divulgação: Site Kodak)

Com vendas exclusivas na Fast Shop, as câmeras chegam ao mercado brasileiro nas cores azul com preto e branco com preto. O preço sugerido da Mini Shot Retro 3 é R$ 1,7 mil e da Mini Shot Retro 2 é R$ 1,6 mil. As duas câmeras têm 10 MP de resolução na lente e a impressora Bluetooth com 4PASS (tecnologia proprietária da Kodak). O que diferencia os dois produtos é o tamanho das fotos, a Mini Shot Retro 3 tem impressão em 3×3 polegadas e a Minis Shot Retro 2 em 3×2 polegadas, ambas em formato retangular.

Imagem principal: Câmeras Mini Shot Retro 2 e 3 da Kodak (divulgação: Brazil Electronics)