[Matéria atualizada em 01/04/2020, às 21h15] Pacientes com suspeita de novo coronavírus receberão seus resultados de exames de PCR – aqueles com 100% de acurácia – pelo aplicativo Conecte SUS, que passou a se chamar Coronavírus SUS (Android, iOS). De acordo com o Ministério da Saúde, o serviço estará disponível em 15 dias.

O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta comentou na entrevista coletiva de terça-feira, 31, a respeito do aplicativo e Mobile Time confirmou a informação com a assessoria do ministério. Ainda não há detalhes a respeito de quem receberá o resultado pelo app.

O aplicativo Coronavírus SUS também recebeu uma nova funcionalidade que permitirá ao Ministério da Saúde enviar mensagens e alertas a seus usuários mesmo com o app fechado.

Voice Bot

O Ministério da Saúde também informou que a população receberá telefonemas automáticos para fazer avaliação à distância de sintomas do coronavírus, funcionando como uma triagem. Por meio do número 136, o gabinete pretende acompanhar a evolução da doença e mapear as áreas com maior risco de contágio no Brasil.

De acordo com Mandetta, o voice bot com inteligência artificial é capaz de disparar ligações para 125 milhões de brasileiros. As informações coletadas permitirão saber o nome dessas pessoas, a localização, se são grupo de risco e com quem convivem.

Para garantir que não se trata de um trote ou golpe, o cidadão precisa se certificar que no identificador de chamadas apareça o número 136, do Disque Saúde.

O Voice bot também vai monitorar aqueles em quarentena domiciliar por estarem infectados. A ideia é que o robô ligue para essa pessoa para acompanhar seu estado de saúde.

Não foi divulgado, porém, quando começam os disparos das ligações.

Números

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 1, pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 6.836 casos confirmados de coronavírus e 241 mortes.