A IFS, fornecedora europeia de software de ERP, incluiu um chatbot na nova versão da sua plataforma, a IFS Applications 10. O robô, batizado como Aurena, por enquanto fala apenas inglês e está sendo experimentado por um grupo seleto de clientes corporativos.

Aurena é capaz de entender textos escritos em linguagem natural e também consegue realizar transações dentro da plataforma de ERP. Entre algumas das primeiras ações disponíveis estão: marcar férias, verificar agenda, checar compromissos marcados na agenda, enviar e autorizar despesas etc.

O robô é acessível através de desktops, tablets e smartphones, tanto por meio de navegadores conectados ao ERP da IFS, quanto por meio de outros canais de mensageria, como Skype e Facebook Messenger.

Além do bot, a IFS Applications 10 traz uma série de novas funcionalidades, com destaque para uma nova interface visual, mais simples, objetiva e flexível.

Inteligência artificial

O novo CEO da IFS, Darren Roos, que assumiu há um mês, descartou a possibilidade de lançamento de uma solução de inteligência artificial como um produto à parte. “Não vamos criar uma solução de IA com a marca IFS e gastar fortunas em marketing para os clientes comprarem. O que faremos é adicionar funcionalidades de IA aos nossos produtos atuais”, disse o executivo durante a conferência mundial da companhia, nesta terça-feira, 1, em Atlanta, nos EUA.

O CTO da IFS, Dan Matthews, detalhou um pouco mais a estratégia:  “IA não é novidade, mas agora já está mais madura e acessível. Não vamos usar só porque está na moda, mas usar onde fizer sentido. Há três áreas nas quais IA cumpre um papel importante: 1) na interação entre humanos e máquinas, através da Aurena bot; 2) na manutenção preditiva e serviços; e 3) na automação de tarefas.