Um golpe via WhatsApp, que promete uma quantia de R$ 1.045 via FGTS, teve mais de 90 mil detecções de acessos e compartilhamentos desde o dia 7 de maio. Localizado pelo dfndr labs da PSafe, a ação dos hackers segue o modelo de apelo popular e mecânica social de crimes anteriores, uma vez que o mercado de trabalho passa por demissões em setores de baixa renda durante a crise do novo coronavírus, vide Caged.

No formato atual, a pessoa recebe um link malicioso via app de mensageria. Ao clicar, a vítima informa seus dados pessoais, que podem ser usados para realizar a assinatura de serviços online e até para abrir contas em bancos. Após preencher os dados, o usuário é estimulado a compartilhar o link com outras pessoas.

Além disso, a vítima do golpe do FGTS é redirecionada para uma página que libera o recebimento de notificações push, uma técnica usada para transmitir publicidade e novos golpes para aumentar os ganhos dos hackers.

O dfndr labs encontrou 15 URLs dessa campanha. Dos estados que mais caíram no golpes, a companhia de segurança cita São Paulo (9,2 mil acessos e compartilhamentos); Rio de Janeiro (6,7 mil); Minas Gerais (5 mil); Bahia (2,8 mil) e Rio Grande do Sul (2,4 mil).