Ao menos 160 mil pessoas caíram em novo golpe que oferece cerveja grátis pelo WhatsApp, um crescimento ante 55 mil vítimas que clicaram no link malicioso quatro horas antes. A ação criminosa foi identificada pelo dfndr lab da PSafe que chama a atenção para o seu crescimento rápido.

No golpe, os fraudadores ofertam barris de quatro litros da marca Heineken. A ação tem um roteiro de perguntas para atrair a vítima, como se é maior de 18 anos, se prefere cerveja pilsen ou lager. Independentemente das respostas, a vítima recebe a mensagem ao final que ganhou os barris.

Na prática, o usuário é induzido a compartilhar o golpe com outras dez pessoas ou grupos de contatos. Além de liberar o acesso em seu celular para receber notificações de outros golpes no futuro, e assim os fraudadores roubam dados financeiros ou pessoais da vítima.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, os criminosos estão passando golpes aproveitando que as pessoas estão em distanciamento social pelo coronavírus. No golpe com a cerveja, os hackers usam a mensagem “fiquem em casa”, pedindo aos brasileiros para que respeitem o isolamento.

Em suas redes sociais, a Heineken alertou aos seus usuários que a ação é falsa: