As vendas globais de smartphones caíram 20,2% no primeiro trimestre de 2020 por conta do impacto da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, foram vendidos 299,1 milhões de unidades, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram vendidos 374,9 milhões de dispositivos. Os dados são da Gartner e, de acordo com a empresa de pesquisas, Oppo, Huawei e Samsung registraram declínio de dois dígitos, sendo os piores desempenhos entre os cinco principais fornecedores.

Anshul Gupta, analista sênior de pesquisa da Gartner, afirma que este é o pior resultado de todos os tempos e a responsável é a pandemia. A maioria dos principais fabricantes chineses e a Apple foram severamente impactadas pelo fechamento temporário de suas fábricas na China e pela redução dos gastos dos consumidores devido ao lockdown.

A única a registrar um sutil crescimento nas vendas foi a Xiaomi, com aumento de 1,4%, indo de 27,4 milhões de unidades vendidas no mesmo período para 27,8 milhões. A chinesa aumentou dois pontos percentuais em seu market share, passando de 7,3% para 9,3% e manteve-se em quarto lugar.

Apesar de queda de 22,7% nas vendas, a Samsung se mantem em primeiro lugar no market share, com 18,5% de participação do mercado e vendas de 55,3 milhões de unidades. Para os analistas da Gartner, a sul-coreana falhou em seus canais de venda on-line, mas o fato de suas fábricas estarem fora da China impediram uma queda ainda mais acentuada.

Em segundo lugar está a Huawei, com declínio nas vendas de 27,3%. Seu market share é de 14,2%. Apesar de manter a segunda posição, a fabricante chinesa apresentou o pior desempenho entre as cinco principais empresas. Ela vendeu 42,5 milhões de smartphones. No mesmo período de 2019 havia comercializado 58,4 milhões de unidades.

A Apple, em terceiro lugar em market share, com 13,7% de participação, vendeu 40,9 milhões de unidades, um resultado 8,2% menor na comparação com o ano anterior. Embora a Apple não seja tão dependente da China quanto a Huawei, Oppo ou Vivo, ela enfrentou restrições de fornecimento e fechamento de lojas que impactaram negativamente as vendas do iPhone no primeiro trimestre de 2020. No entanto, o impacto da pandemia foi menos significativo do que nas outras fabricantes. As vendas do iPhone da Apple caíram 8,2%, totalizando 41 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2020.