O CEO Beerud Sheth, da plataforma Gupshup, apontou, nesta terça-feira, 1, no evento promovido por Mobile Time, Super Bots Experience 2023, que a tendência dos preços da IA generativa é diminuir à medida que o mercado se desenvolve e se expande em escala. Sua expectativa é de que essa tecnologia não custe caro.

Segundo o empresário indiano, em entrevista a este noticiário, ainda é necessário gastar uma grande quantia de dinheiro para configurar o hardware. Porém, isso acontece porque há poucos clientes e o preço acaba subindo. Se alguma empresa tiver escala e muitos clientes, o custo vai diminuir. Ele dá o exemplo de voar de um lugar para outro. Se tiver apenas um passageiro, o custo pode ser de 100 mil dólares, porque esse é o custo para operar o avião, o combustível etc, mas, se for possível reunir cem pessoas, o custo por pessoa será de mil dólares. No entanto, se juntar um milhão de pessoas, será um dólar por pessoa. “A ideia é a mesma para o nosso caso, pois tudo se resume à utilização”, afirmou. O executivo também compara com a criação de uma fábrica de semicondutores: antigamente um chip custava muito caro, mas, conforme se ganhou escala, o custo ficou acessível.

Segundo Sheth, empresas globais como a Gupshup já conseguem prover um preço mais em conta pelo uso de IA generativa, ou até mesmo de graça, dentro do preço atual. “Empresas que fazem negócios apenas no Brasil não conseguem fazer isso”, argumentou.

Diferentemente de plataformas de delivery de alimentos em que as comidas variam dependendo de cada região global, a IA é um software que funciona igualmente para qualquer país, mesmo com as diferenças linguísticas. “Você precisa ter uma presença global para ter a escala necessária para reduzir o custo e poder oferecê-lo gratuitamente, e temos uma presença muito forte na Índia, no Oriente Médio, no Sudeste Asiático e, agora, também na América Latina, de modo que podemos aproveitar essa vantagem global”, comentou o CEO.

 “A IA é usada junto com muitas outras coisas. Você usa a IA junto com as  mensagens do WhatsApp e precisa de uma plataforma para executar campanhas, uma plataforma para criar jornadas, uma plataforma para rastrear dados de clientes e perfis, uma plataforma para comércio e compras, uma plataforma para pagamento e um painel de agentes e assim por diante”, disse. Ou seja, quando se olhar o custo total, aquele referente à IA é pequeno.

Super bots Experience 2023

O Super Bots Experience 2023 segue na quarta-feira, 2, com painéis sobre a maturidade dos robôs, as melhores práticas e técnicas de analytics na análise de conversas com bots e IA generativa. Ao longo do dia, executivos de Bradesco, Claro, Rede Globo, Itaú, SAS, Google Brasil, entre outras empresas e entidades, abordarão os temas no WTC, em São Paulo. Mais informações, acesse o site do evento.

*Foto de Augusto Monteiro/Mobile Time.