A alteração no modelo de precificação de conversas entre empresas e consumidores no WhatsApp teve como objetivo “aumentar a relevância do WhatsApp e evitar que o app de mensageria se torne um grande gerador de spam”. A afirmação é do head do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, durante o primeiro dia do Super Bots Experience 2023, evento organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 1, e que segue nesta quarta-feira, 2.

“Para nós, a relevância do WhatsApp é o mais importante. Sabemos de outros canais que perderam a relevância, como o e-mail. Não queremos que o WhatsApp se torne um e-mail”, afirmou.

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Head do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn (crédito: crédito: Augusto Monteiro/Mobile Time))

Segundo o executivo, em um primeiro momento o objetivo foi cumprido, uma vez que as empresas racionalizaram o volume de ações que eram feitas no mensageiro. Vale lembrar que a mudança foi apresentada no último mês de junho.

“As empresas perceberam que o WhatsApp não poderia virar um spam”, completou o head da plataforma da Meta. “Hoje, as companhias precisam analisar o ROI [retorno sobre o investimento] de suas ações. Se notarem que não dá retorno, talvez o WhatsApp não seja o melhor canal para se relacionar com o consumidor”, concluiu o head do app de mensageria.

Paralelamente a essa mudança, Horn enxerga que a mensageria está evoluindo para o núcleo duro dos negócios das empresas, integrada ao CRM e ao ERP, e sendo potencializada pela inteligência artificial.

Super Bots Experience

O Super Bots Experience 2023 segue na quarta-feira, 2, com painéis sobre a maturidade dos robôs, as melhores práticas e técnicas de analytics na análise de conversas com bots e IA generativa. Ao longo do dia, executivos de Bradesco, Claro, Rede Globo, Itaú, SAS, Google Brasil, entre outras empresas e entidades, abordarão os temas no WTC, em São Paulo. Mais informações, acesse o site do evento.