A Anatel se uniu ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) e às operadoras Claro, TIM e Vivo para acelerar a instalação de infraestrutura de telecomunicações em Belém/PA, em preparação para receber a COP30, que acontece em novembro.

Na quinta-feira, 24, foram emitidos os primeiros alvarás pela Prefeitura de Belém após a superação de entraves legais e operacionais que dificultavam o licenciamento de Estações Rádio Base (ERBs). A ação envolveu a Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) e a Superintendência de Fiscalização (SFI) da agência.

Além das áreas que serão parte da estrutura da conferência, como o Parque da Cidade (Green e Blue Zones), Porto do Futuro, Mangueirão e Mercado Ver-o-Peso, mais de 40 novos sites por operadora na região metropolitana serão instalados. Dos 15 pontos prioritários mapeados, 14 receberão estruturas permanentes, que ficarão como legado da COP30.

A única exceção é o Terminal do Outeiro, que terá infraestrutura temporária para atender às embarcações durante a conferência. Outros locais estratégicos, como a Superintendência da Polícia Federal, Vila COP (dos Líderes) e Escola NPI (Aldeia COP), terão antenas definitivas. O Aeroporto de Belém ainda está em avaliação.

Desde setembro de 2023, a Anatel e o governo federal uniram esforços para garantir padrões de conectividade compatíveis com a demanda do evento. Dentre as medidas estão a padronização de postes e antenas, reforço na segurança cibernética e expansão da rede 4G e 5G em áreas de grande circulação.

A SFI da Anatel fará monitoramento contínuo da qualidade dos serviços antes, durante e após a COP30, observando cobertura, desempenho e resiliência das redes. A expectativa é que os trabalhos garantam comunicação estável para os mais de 20 mil participantes esperados no evento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!