Foi divulgado na última quarta-feira, 31, o Relatório Google Trends Eleições Brasil 2022, com análise das principais buscas realizadas pelos brasileiros na ferramenta de pesquisa do site, nos últimos 18 anos. De acordo com a amostra, “como proteger o celular” é a versão mais buscada da frase “como proteger…”, entre janeiro e junho de 2022.

Segundo a análise feita pelo Google, o interesse pela pergunta ficou 16 vezes maior no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período de dez anos atrás.

Como proteger o celular

O número 100 indica o ponto em que a frase atinge o seu pico de pesquisas, enquanto 0 é o momento em que há menos buscas. Imagem: reprodução

O celular também apareceu em destaque em outras pesquisas, no primeiro semestre de 2022. Nas buscas relacionadas a “como largar…”, a versão “como largar o celular” apareceu em segundo lugar, demonstrando a preocupação dos brasileiros com o tempo que passam no smartphone. Já entre as pesquisas de “como economizar…”, “como economizar a bateria do celular” apareceu em sexto lugar. Entre “como preservar…”, “como preservar a bateria do iPhone” foi a quarta mais buscada.

Crimes

No Brasil, há interesse em saber mais sobre crimes que ocorrem na Internet. Entre as versões da frase “o que é crime…”, “o que é crime cibernético” foi a terceira mais pesquisada, no primeiro semestre de 2022. Já entre as buscas relacionadas a “como denunciar…”, “como denunciar crimes virtuais” foi a sexta mais pesquisada e “como denunciar golpes pelo WhatsApp”, a décima.

Ainda considerando o mesmo período, nas buscas relacionadas a “roubaram…”, “roubaram meu celular” foi a primeira mais pesquisada pelos brasileiros. Em seguida vem “roubaram minha conta do Facebook”, depois “roubaram meu FGTS” e “roubaram minha conta do Instagram”.

Considerando pesquisas que começam com “golpe”, “golpe do Pix” foi a frase mais buscada. “Golpe do WhatsApp” ficou em quarto lugar. Em seguida vem, “golpe do Uber”, “golpe do Pix agendado” e “golpe OLX pay”. A nona frase mais pesquisada foi “golpe no Instagram”.

Redes sociais

Gráfico mostra a variação da quantidade de pesquisa dos termos Google, WhatsApp, YouTube, Facebook e Instagram. Imagem: reprodução

O relatório também mostra a relação próxima dos brasileiros com as redes sociais. WhatsApp, Google, YouTube, Facebook e Instagram são cinco entre os 15 termos mais pesquisados pelos brasileiros de janeiro a junho de 2022. O app de mensageria da Meta foi o quarto termo mais buscado neste período.

Para definir os assuntos mencionados neste relatório, a equipe do Google levantou o que é mais pesquisado no buscador. Foram consideradas as principais categorias, e as 5 mil palavras mais buscadas nos últimos três anos. Os dados são normalizados, de forma a evitar análises incorretas.