A Uber (Android, iOS) lançou no Brasil nesta quinta-feira, 1, a verificação do uso de máscara por meio de selfie. Assim, usuários que já tenham sido reportados sem o uso do equipamento de proteção individual (EPI) serão obrigados e tirar uma foto do rosto usando a máscara antes que possam realizar sua próxima viagem com o aplicativo. Se o motorista ou o usuário estiverem sem máscara, a outra parte pode cancelar a viagem sem qualquer impacto. A novidade já tinha sido anunciada em maio.

Vale lembrar que a medida de segurança já estava em vigor em outros mercados da empresa de transporte, como Estados Unidos e Canadá.

Desde maio a Uber pede para o usuário confirmar (como um checklist) uma série de medidas de segurança, entre elas se está ou não usando máscara. Desde então, a Uber registrou mais de 28 milhões de verificações disparadas em toda a América Latina. E, segundo a empresa, em menos de 0,6% das viagens houve reporte informando que uma das partes não usava máscara. A medida tenta evitar que o novo coronavírus se espalhe entre motoristas e usuários.