A Uber (Android, iOS) confirmou uma atualização do seu app que verificará se motorista e passageiro estão usando máscara antes da corrida. Programada para próxima segunda-feira, 18, a mudança chega aos usuários de América Latina, Canadá, Estados Unidos e Índia.

Na checagem, a Uber pedirá via aplicativo que o motorista tire uma selfie antes de começar a viagem. O app verifica a imagem e, caso o condutor esteja sem máscara, ele não seguirá com a corrida. Por sua vez, o usuário é questionado pelo app se está com as mãos higienizadas e se usa uma máscara.

Com a alteração do app, a Uber mudará algumas regras de uso:

– os carros não poderão mais usar ar-condicionado, apenas vidro aberto;

– os passageiros devem sentar apenas no banco de trás; com isso cai de quatro para três a quantidade de pessoas permitida em uma corrida de UberX;

– o motorista pode cancelar viagem sem multa caso não esteja seguro com um passageiro sem máscara;

– os usuário também estão liberados de multas em caso de cancelamento de viagem por motivo de falta de máscara do condutor;

As novas regras e a funcionalidade de reconhecimento de máscara estão planejadas para funcionar até o final de junho.

As medidas adotadas pela Uber buscam trazer mais segurança às cidades e regiões que estão flexibilizando o distanciamento social durante a crise do novo coronavírus. Outra medida adotada pela companhia é a alocação de US$ 50 milhões para comprar aos motoristas máscaras, sprays desinfetantes, lenços umedecidos, luvas e álcool gel.

Finanças

Outra novidade que a companhia publicou é a atração de investidores para a oferta de US$ 750 milhões em notas seniores. A Uber pretende usar o montante adquirido para “aquisições e transações” futuras, segundo documento enviado nesta quarta-feira, 13, junto à SEC, órgão similar à brasileira CVM.

As notas seniores serão pagas aos investidores em 2025.

Vale lembrar que a Uber passa por um momento difícil. A empresa demitiu 14% dos funcionários, cortou suas operações de Uber Eats em oito países e registrou uma queda de 3% na receita global de corridas, em decorrência da Covid-19.

Atualmente, a Uber não é a única companhia aberta a aderir ao modelo de notas. Snap, PayPal Goodyear, Live Nation, Cloudflare, Discovery, Booking, American Tower, United Airlines, Avis, NXP e até a Nasdaq lançaram ofertas de notas para angariar fundos.