Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, a MasterCard realiza a maratona de programação Masters of Code em São Francisco, Estados Unidos, e terá o vencedor da etapa brasileira, os criadores da solução Bolsa Capital, disputando com outros 11 concorrentes pelo prêmio de US$ 100 mil e recursos dedicados ao desenvolvimento de seus negócios online e mobile.

Segundo Anderson Pereira, idealizador do Bolsa Capital, a equipe tem treinado desde a premiação em abril deste ano. “Nós viemos seguindo um cronograma de treinamentos, encontros e sessões de brainstorm. Para deixar o time mais afiado contra os melhores programadores que a MasterCard encontrou”, explicou Pereira.

A ferramenta é uma plataforma online de câmbio (bolsa de crédito) para comerciantes e pequenas empresas receberem e venderem créditos recebidos por meio de pagamentos da bandeira e foi baseada em três APIs da MasterCard.

Além de Anderson, a equipe ainda é composta por Francisco Miranda (designer), Daniel Miranda, Daniel Scocco e Pedro Scocco (programadores). Para ganhar a etapa brasileira do Masters of Code, eles desenvolveram durante um fim de semana a solução.

“Não tivemos problema de trabalhar duro em um tempo curto. Durante as seis primeiras horas do Hackaton a gente ficou maturando a ideia, e depois começamos a codificar e fazer planejamento”, afirmou o desenvolvedor.

Atualmente em fase beta e com alguns clientes, a ideia do Bolsa Capital ganhou forma na startup Kapitale. Dos cinco participantes, apenas Anderson Pereira administra o projeto em tempo integral.

Brasil x Resto do Mundo

Na disputa nos EUA, a equipe do Bolsa Capital enfrentará soluções da Austrália, China, Cingapura, Israel, México, Estados Unidos (três), Canadá, além da solução para recarregar dinheiro e crédito para jogos em cartões NFC criada pelos ganhadores da etapa turca. Ao MOBILE TIME, Anderson aponta israelenses e os ganhadores do Masters of Code do Vale do Silício como seus principais rivais.

“Fizemos um estudo sobre as soluções vencedoras da MasterCard mundo afora. Elas resolvem problemas pontuais, em outros casos mais globais”, analisou Pereira. “No contexto geral, cada um vai trazer um coelho diferente (da cartola). Vão ter pontos positivos e negativos que cada um vai trazer. Mas, obviamente, a equipe de São Francisco vai ter vantagem”.

#code4inclusion

Na final do Masters of Code nove juízes decidirão pela melhor solução de inclusão financeira. Ainda de acordo com Valério Murta, vice-presidente de produtos para a MasterCard Brasil e Cone Sul, os times que ficaram na segunda e terceira colocações na edição brasileira vão participar de uma nova hackaton, a #code 4inclusion, entre os dias 1 e 2 de dezembro.

Murta explica que as duas equipes do Brasil vão disputar essa repescagem com seus pares do México e Miami, totalizando seis equipes no certame.