e-Título(Atualizada em 02/12/20 às 13h20)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu através do aplicativo do e-Título (Android, iOS) nas eleições deste ano 3,4 milhões de justificativas de abstenção, somando o primeiro e o segundo turnos. Foi a primeira vez que essa ferramenta digital foi disponibilizada para a população.

A popularidade do e-Título, aliás, foi comprovada na nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil: o aplicativo do TSE aparece pela primeira vez entre os 20 mais populares do País, presente na tela inicial de 6% dos smartphones nacionais, percentual próximo àquele de aplicativos de grandes marcas, como Itaú, Google e Mercado Livre. A pesquisa foi realizada ao longo do mês de novembro e o relatório será disponibilizado para o público em breve.

No primeiro turno, dos 147 milhões de eleitores aptos, 23% se abstiveram, ou 34 milhões. Desse total de ausentes, 7,4%, ou 2,5 milhões de eleitores, justificaram pelo aplicativo do TSE. 

No segundo turno, a abstenção foi maior: 29% dos 38,3 milhões de eleitores aptos não compareceram às suas seções eleitorais. Desta vez, o e-Título foi usado por 7,8% deles para justificar, ou 862 mil eleitores.

A justificativa pelo e-Título só pode ser feita no dia da eleição pelos eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral. Após esta data, o eleitor tem 60 dias para justificar sua ausência aplicativo – neste caso, deve anexar documentos exigidos.

Os números de uso do e-Título foram obtidos em primeira mão por Mobile Time junto ao TSE.