O celular está se tornando uma carteira para armazenamento de documentos oficiais em formato digital, como a carteira nacional de habilitação (CNH), a carteira de identidade (RG), o título de eleitor e a carteira de vacinação. Pelo menos um desses quatro documentos está presente dentro de 82% dos smartphones brasileiros, revela nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, sobre senhas, biometria, identificação e autenticação digitais.

Nos últimos anos houve uma série de iniciativas de órgãos governamentais para viabilizar essa transformação digital, com o lançamento de apps para o download e armazenamento desses documentos com segurança, vide o e-Título, criado pelo TSE; a carteira digital de trânsito do Denatran; o Conecte SUS, do Ministério da Saúde; e apps diversos de governos estaduais para os RGs. E em breve haverá também a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) dentro de apps.

Dos quatro documentos pesquisados, o mais popular é o título de eleitor: 54% dos brasileiros com smartphone têm esse documento no aparelho. Cabe lembrar, todavia, que a pesquisa foi realizada entre o primeiro e o segundo turno das eleições de 2022, período em que cresce a instalação do aplicativo e-Título (Android, iOS). É possível que nos anos sem eleições esse percentual caia.

A CNH é o segundo documento mais presente no smartphone dos brasileiros, dentro de 51% deles. Em seguida vêm a carteira de vacinação (43%) e o RG (25%). 

Foi possível notar uma diferença de acordo com a classe social. Nas classes A e B, por exemplo, 62% possuem a versão digital do título de eleitor no smartphone, contra 53% das pessoas das classes C, D e E. No caso da carteira de vacinação, a diferença também é grande (56% X 41%), assim como na CNH (66% X 48%).

Apenas 18% dos entrevistados não possuem nenhum desses documentos em seu telefone.

A pesquisa entrevistou entre os dias 19 e 26 de outubro deste ano 2.080 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado gratuitamente em português e inglês aqui.