A Alphabet, empresa-mãe do Google, divulgou nesta terça-feira, 2, seu balanço financeiro de 2020. A companhia registrou aumento de receita de 23% em 2020 em comparação com o ano passado, chegando a US$ 182,527 bilhões. Entre os destaques, estão a busca do Google, que continua sendo seu carro-chefe, tendo registrado US$ 168,635 bilhões em receita no ano passado, e o segmento de nuvem, cujo ganho foi de US$ 13,1 bilhões.

A Alphabet divulgou os resultados operacionais dos negócios em nuvem do Google pela primeira vez, mostrando que, apesar dos ganhos significativos, a unidade perdeu US$ 5,61 bilhões durante o ano inteiro, sendo US$ 1,24 bilhão apenas durante o quarto trimestre de 2020.

YouTube

O YouTube mostrou um crescimento de publicidade de 47% em relação a 2019, em grande parte graças aos anúncios de resposta direta.

Com relação aos números do quarto trimestre de 2020, a receita de publicidade no período chegou a US$ 46,20 bilhões, um aumento de 22% em relação aos US$ 37,93 bilhões no mesmo trimestre do ano passado. Trata-se de uma mudança positiva desde o segundo trimestre do ano passado, quando o início da pandemia do novo coronavírus estimulou os anunciantes a diminuírem seus gastos, causando uma queda anual de 8% na receita de anúncios e o primeiro declínio de receita ano a ano do Google.

Outro ponto relevante do balanço do quarto trimestre foram os anúncios do YouTube, que renderam US$ 6,89 bilhões no período, e mostraram um salto de 46% em relação ao ano passado, quando faturaram US$ 4,72 bilhões. Também houve um salto no número de espectadores e mais tempo gasto assistindo a vídeos, disseram os executivos. “Agora alcançamos mais jovens de 18 a 49 anos do que todas as redes de TV lineares juntas”, disse durante a conferência com a imprensa nesta terça-feira, 2, Philipp Schindler, diretor de negócios do Google. Outro ponto sublinhado pelo executivo é que mais de 100 milhões de pessoas transmitem o YouTube de seus aparelhos de televisão.

Os motivos para o crescimento do YouTube encontram-se no segmento de anúncios de “resposta direta”, que incentivam os consumidores a tomarem medidas imediatas, como baixar um aplicativo ou comprar algo em um site de e-commerce.

“Nosso negócio de resposta direta no YouTube era praticamente inexistente três anos atrás. Agora, é uma de nossas ofertas de anúncios de crescimento mais rápido no YouTube”, disse Schindler.

Outros

Durante a apresentação do balanço financeiro para a imprensa, o CEO Sundar Pichai recapitulou alguns dos anúncios mais recentes da empresa: o aplicativo Google Pay remodelado; a parceria  entre o Android Auto e a Ford; novos recursos do Maps, em especial para ajudar comerciantes na pandemia do novo coronavírus; e o fechamento da aquisição da Fitbit. Os ganhos da empresa de pulseiras e relógios inteligentes serão divulgados a partir de agora no segmento “Outros” no balanço do Google, disse Ruth Porat, CFO de Google e Alphabet durante a teleconferência.

Pichai complementou os dados sobre o YouTube dizendo que mais de meio milhão de canais foram transmitidos ao vivo no YouTube pela primeira vez no ano passado, e que os vídeos no novo reprodutor de Shorts estão recebendo três bilhões e meio de visualizações diárias.