Ford

A Ford anunciou um acordo estratégico com o Google nesta segunda-feira, 1. Na parceria, a companhia de tecnologia será a principal fornecedora de serviços de nuvem, inteligência artificial e machine learning para a montadora.

O contrato entre as duas empresas dura seis anos e começa em 2023. Como parte da parceria, os veículos das marcas Ford e Lincoln terão serviços de aplicativos do Google pré-embarcados. Isso inclui, Google Assistente para fazer ações sem tirar as mãos do volante; Google Maps para navegação; e download de apps na Google Play para usar dentro do veículo.

A expectativa da Ford é avançar em sua transformação digital e modernizar suas operações, além de empoderar seus veículos conectados com tecnologia do Google. Entre os objetivos que a montadora pretende perseguir por meio da tecnologia estão:

  • ofertar serviços personalizados aos motoristas;
  • acelerar modernização de desenvolvimento de produtos com inteligência artificial;
  • e implementar um modelo de negócios baseado em dados com os consumidores recebendo informações em tempo real sobre manutenção preventiva do veículo.

Os valores da parceria não foram informados.

A parceria entre as empresas coincide com uma outra, bem similar, feita recentemente entre GM e Microsoft. Na ocasião, a empresa de tecnologia investiu US$ 2 bilhões na startup Cruise da montadora. Em contrapartida, a Microsoft se tornou a principal fornecedora de serviços de nuvem e IA da GM.