Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

Nos Estados Unidos, o senador do Partido Democrata, Michael Bennet, pediu para que Google e Apple retirassem o TikTok de suas lojas de aplicativos imediatamente nesta quinta-feira, 2. Em uma carta endereçada ao CEO da Apple, Tim Cook, e ao CEO da Alphabet e do Google, Sundar Pichai, o parlamentar alega que a rede social coleta dados de seus usuários, inclusive biometria facial e impressões de voz. Além do mais, a lei chinesa obriga a ByteDance, controladora do app, a “apoiar, auxiliar e cooperar com o trabalho de inteligência do estado”, segundo escreveu Bennet.

Na carta, o senador do Colorado destaca o perigo do amplo alcance do TikTok nos EUA. Segundo dados do democrata, a rede social chinesa é, atualmente, o terceiro aplicativo de mídia social mais popular nos EUA, com mais de 100 milhões de usuários norte-americanos, que gastam uma média de mais de 80 minutos por dia no app.

“A exigência de Pequim aumenta o risco óbvio de que o Partido Comunista Chinês (PCC) possa armar o TikTok contra os Estados Unidos, especificamente, forçando a ByteDance a entregar os dados confidenciais dos norte-americanos ou manipular o conteúdo que os americanos recebem para promover os interesses da China”, continuou Bennet na carta. “Nenhuma empresa sujeita aos ditames do PCC deve ter o poder de acumular dados tão extensos sobre o povo americano ou selecionar conteúdo para quase um terço de nossa população.”

O TikTok tentou repetidamente tranquilizar os legisladores e funcionários americanos preocupados de que não armazena dados de usuários dos EUA na China. Também está negociando com o governo dos EUA sobre como pode mitigar os riscos potenciais à segurança nacional enquanto continua operando aqui.

Em um comunicado à CNBC, o TikTok alegou que a carta de Bennet “se baseia quase exclusivamente em relatórios enganosos sobre o TikTok, os dados que coletamos e nossos controles de segurança de dados. Também ignora o investimento considerável que fizemos por meio do Projeto Texas – um plano negociado com os principais especialistas em segurança nacional de nosso país – para fornecer garantias adicionais à nossa comunidade sobre a segurança de seus dados e a integridade da plataforma TikTok.”

Apple e Google não responderam a tempo ao noticiário norte-americano.