A SK Telecom e a Intel anunciaram nesta semana que concluíram a implantação de tecnologia que reduz a latência nas futuras redes 6G. Utilizando processadores Xeon, as companhias criaram o Inline Service Mesh, que permite acelerar a velocidade de comunicação com o core de rede e reduzir a latência.

De acordo com o white paper publicado pelas fornecedoras, ainda em um conjunto de equipamento 5G cloud-native, o Service Mesh obteve 70% de redução de latência e 44% de redução de uso de CPU.

Através dessa tecnologia, a ideia é que o core de rede tenha inteligência artificial embarcada e disponibilizada em uma série de modelos.

Com mais de dez anos de parcerias, Intel e SK Telecom ainda devem produzir mais estudos focados em melhorias do processamento de tráfego a partir do uso da IA.

Entenda

O core de rede é a porta de entrada para todo o tráfego de dados e voz que são gerados pelos consumidores das operadoras. No 6G, a expectativa é que a arquitetura do core de rede seja mais flexível e segura, ante as versões anteriores.

Ao mesmo tempo, o núcleo de rede 6G deve fornecer estabilidade na qualidade de serviço, com o uso de inteligência artificial. Essa nova camada de IA significa a utilização de técnicas como modelos de machine learning e automação.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa