A Serasa apresentou ao Mobile Time sua justificativa a respeito da pesquisa realizada em seu site que pedia não apenas o número da conta e da agência do banco do usuário, como também sua senha de Internet Banking. A empresa alegou que se trata de um teste opcional e gratuito para consumidores cadastrados para contribuir com “eventuais soluções para uma análise de risco de crédito mais assertiva”.

O Procon-SP pediu um relatório à Serasa que deverá constar uma série de informações. Entre elas: o objetivo ou finalidade da pesquisa realizada; em quais meios ela foi veiculada; quais informações foram fornecidas aos participantes antes da realização da pesquisa e quais informações foram solicitadas durante a mesma; quais dados foram obtidos e como eles foram tratados, considerando os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados

Leia a nota na íntegra:

“A Serasa realizou um teste opcional e gratuito, disponível por tempo limitado para alguns consumidores cadastrados no site da Serasa, a fim de entender a relevância estatística das informações analisadas para contribuir com eventuais soluções para uma análise de risco de crédito mais assertiva. Ao optar por participar, o consumidor forneceu unicamente a senha do internet banking, que não permite a realização de qualquer transação bancária”.